Dúvida com Estrutura de Sistema

4 respostas
colored

Bom dia Amigos, Andei lendo bastante em relação a Dao’s + Hibernate e talz, sei que esse assunto repetitivo mas vamos lá…
Aqui na empresa que trabalho, nos utilizamos JSF + Hibernate + Spring … e a seguinte estrutura…

Por Exemplo:
ClienteBean - é o ManagedBean do JSF
ClienteBusiness - onde geralmente estão as logicas que o ClienteBean vai utilizar
ClienteDao - que tem os metodos que recuperam dados do BD para que o ClienteBusiness possa fazer o que precisa…

Tem um GenericDao também neh, que todo mundo ja sabe o que faz…

Já Questionei bastante isso, por que claro temos algumas classes complexas que tem precisam fazer querys sinistras e por isso realmente é interessante esses metodos sejam separados,
porém temos muitas outras que só o genericDao da conta por que apenas saveOrUpdate o objeto…

Sinceramente gostaria de algumas dicas, de como melhorar a estrutura, Li a Respeito de Domain Store e parece ser interessante.
Mas eu n entendi uma coisa… tipo dentro do clienteBusiness meu, eu teria um domain store no lugar do q hoje é um ClienteDao ?

e Tipo os Parametros que são passados a ele pelo menos no exemplo que vi, eram Criteria e talz, essas criteria eu teria que cria-lás mesmo no clientBusiness?

Se Alguem puder me ajudar fico muito agradecido, por que ta tenso de assimilar qual a melhor opção sozinho…

Obrigado.

4 Respostas

mauricioadl

cara, eu particularmente gosto da estrutura que sua empresa ja esta usando, nao vejo problema nela.

colored

Mas o Complicado é ter essa “obrigação” de criar classe Dao, só pra chamar super.save(objeto) do GenericDao.

mauricioadl

tbm acho! se vc quiser criar melhorar isso, coloque groovy e faça algo dinamico, fica bom tbm!

renanreismartins

oi colored, essa estrutura que vc usa, eh de longe a que mais vimos no mercado, porem o problema disso é um modelo anemico.

A caelum (http://blog.caelum.com.br/repository-seu-modelo-mais-orientado-a-objeto/) e o Shoes já escreveram sobre isso.

Creio o post irá dar uma luz

abrasss

Criado 28 de março de 2012
Ultima resposta 2 de abr. de 2012
Respostas 4
Participantes 3