Preciso desenvolver uma aplicação web para uma escritório de advocacia conceituado aqui de Goiânia. É a primeira aplicação que irei desenvolver utilizando java.
Minha dúvida se resume ao seguinte:
Se eu utilizar um framework tipo JSF ou Struts, vou ter problemas na hora de procurar uma hospedagem para minha aplicação? Já que a aplicação ficará disponível para os funcionários da empresa através da web.
O que o Kirk está perguntando é se ele vai ter problemas na hospedagem, porque alguns frameworks precisam de pôr JARs no CLASSPATH do Web Container ou do EJB Container, ou seja, acaba tendo problemas de “convivência” com outras aplicações que já estejam rodando no seu provedor. (Se o cara tem o Log4J versão X já no CLASSPATH, ou o Struts 1.1 ou sei lá o quê, pode ser que você não possa usar essa mesma instância porque você está amarrado ao Struts 1.2 por exemplo).
Acho que o melhor é perguntar ao seu provedor; pode ser, por exemplo, que pagando um pouco mais ele deixe uma instância do web container ou EJB container só para sua aplicação, para evitar problemas de convivência com outras aplicações.
Mas colocar um JAR no /lib do seu application context é básico né? Todos os provedores tem que suportar. Até onde eu sei o diretório /lib do seu application context não interfere com os outros applications rodando no mesmo container.
Não sei dos outros frameworks, mas no caso do mentawai tudo que vc tem que fazer é colocar o arquivo mentawai.jar dentro do lib do seu application context.
Application Context = diretório onde está sua aplicação web. Um tomcat pode executar vários aplication contexts simultaneamente e independentemente.
Não são exatamente “problemas (solucionáveis)”, é que antes de usar certas APIs, você tem que avisar ao pessoal de lá que vai fazer isso. No site deles tem uma descrição completa do que é livre por “default” e o que você tem que pedir permissão antes de usar.