bom dia a todos… estou estudando programação em web
e vi muita gente trabalhando com muita coisa…
e entre estas coisas vi grails… o que vcs me falam… é o futuro,
e para desenvolver web qual o melhor caminho, framework…
como vcs podem observar estou cheio de duvidas…
aceito desde já qualquer orientação, sugestão…
obridado desde já…
começar a desenvolver uma aplicação web…
este e o objetivo…
e começar em um framework que eu possa confiar
que em breve ele não seja descontinuado
“Um projeto web” mais para aprender ou o que exatamente?
Grails é um framework baseado na linguagem Groovy, que é uma linguagem dinâmica. Então a primeira coisa é você estudar e avaliar a diferença com o tipo de linguagem estática, como a linguagem Java, onde só nisso vai encontrar vantagens e desvantagens de cada lado, mas como uma desvantagem para mim pode não ser desvantagem para você, então só você ou equipe poderá pesar e avaliar o que será mais confortável para o caso.
Sobre futuro… Grails é ótimo, produtivo, sintaxe Java-like, bem cogitado, etc, mas esse papo de ser o futuro vai da aposta de cada um. Ruby on Rails já foi “o futuro”, mas esse futuro não chegou para ele diretamente, mas por outro lado ele foi importante para outras tecnologias mais tradicionais melhorarem copiando idéias dele, então acabou que a tecnologia “do presente” seguiu bem para o futuro por ter evoluído. Eu sou mais conservador, Java “normal” e .NET são os mais utilizados em sistemas atuais corporativos em grandes empresas, onde isso traz algumas vantagens que vão além de decisões técnicas.
Mas enfim, experimente estudar um mínimo necessário para fazer um CRUD com cada tecnologia, alem do Grails, Java normal com Spring MVC por exemplo. Assim vai sentir na prática o que pode ser “melhor” pro seu caso.
O lado client é uma história a parte e independe de tecnologia servidor, então estude independente de qualquer decisão acima. Para você poder formular melhor suas perguntas vou adiantar sugestões de chaves para pesquisar: HTML, CSS, javascript, framework javascript, jquery, framework front end como bootstrap.