Primeiramente vou começar a me desculpar pelo tópico que muitas pessoas vão achar que eu sou preguiçoso, que não corro atrás das coisas e etc, pois o que irei perguntar pode ser básico para muitos mas para mim não é.
Li o tutorial inteiro do hibernate e fiz vários exemplos com sucesso, mas a parte de relacionamento eu não entendi, talves porque eu não seja um bom auto-didata ou talves porque eu não tenho uma boa base sobre análise de um sistema, mas gostaria muito que o pessoal que trabalha com isso poderia me dar um exemplo na prática.
Não entendi como e onde irei usar os relacionamentos one-to-many, one-to-one, many-to-many e many-to-one, o que são esses relacionamentos, onde eu encaixo eles no desenvolvimento do meu software? o que esses relacionamentos irão afetar?
se possível, um exemplo simples e prático de códigos em Java (e se puder suas tags em xdoclet, pois li a parte de xdoclet para gerar o mapeamento e achei muito interessante e produtivo e essa parte eu já consegui rodar sem problemas), seria de grande ajuda.
Como eu disse anteriormente, me desculpe, mas eu tentei estudar sozinho, mas infelismente minha capacidade auto-didática não ajudou nesse ponto, se o pessoal do GUJ pudesse ajudar, ficaria muito grato. (estou estudando hibernate apenas para pesquisa inicialmente, quem sabe para um projeto futuro seria bastante interessante)