E aaí pessoal, bem eu sou iniciante na área de programação e to com um problema com else/ else if. Tô fazendo um exercicio onde tenho que mostrar as raizes reais de uma equação mas meu exercicio não roda por causa do else no final. Aparece uma mensagem de erro dizendo: else without if.
Como soluciono esse problema?
Duvida com if/else
7 Respostas
Vou dar um exemplo simples de utilização:
public class Teste {
public static void main(String[] args) {
int a = 1;
int b = 2;
if(2 < 1) {
System.out.println("2 eh menor");
} else {
System.out.println("1 eh menor");
}
}
}
Se 2 for menor que 1 será impresso na saída padrão: 2 eh menor, se não: 1 eh menor
Na verdade não é else/ else if e sim:
if/ else
e/ou
if / else if
Você provavelmente está colocando um else no seu código sem ter o if primeiro.
Ou você não sabe explicar o que quer ou você não entendeu o código, é claro que tem “if” primeiro e depois “else”. Não existe segredos!
agora se você quer if/ else if/ lah vai:
public class Teste {
int a = 1;
int b = 2;
if(b == a) {
System.out.printf("%d eh igual %d", b, a);
} else if(b < 1) {
System.out.println("%d eh menor que %d", b, a);
} else if(b > 1) {
System.out.println("%d eh maior que %d", b, a);
}
}
}
perdão eh:
public class Teste {
int a = 1;
int b = 2;
if(b == a) {
System.out.printf("%d eh igual %d", b, a);
} else if(b < 1) {
System.out.printf("%d eh menor que %d", b, a);
} else if(b > 1) {
System.out.printf("%d eh maior que %d", b, a);
}
}
}
Ou você não sabe explicar o que quer ou você não entendeu o código, é claro que tem "if" primeiro e depois "else". Não existe segredos! agora se você quer if/ else if/ lah vai:public class Teste { public static void main(String[] args) { int a = 1; int b = 2; if(b == a) { System.out.printf("%d eh igual %d", b, a); } else if(b < 1) { System.out.println("%d eh menor que %d", b, a); } else if(b > 1) { System.out.println("%d eh maior que %d", b, a); } } }
ué, não entendi. Quando fiz o meu post eu estava me referindo a duvida do criador do topico e nao ao seu exemplo
Acho que você pensou que eu estava me referindo a você e falando sobre o seu exemplo. O que não era na verdade.
Já consegui rodar, foi só colocar as chaves ‘{’ e ele funcionou. Muito obrigado, é que sou iniciante tô no primeiro semestre do TADS, então me atrapalhei um pouco com isso, mas agora já deu certo.