Dúvida com io.File

Galera, tenho uma aplicação que popula um banco com arquivos encontrados em uma pasta, ele faz isso sozinho de tempo em tempo e está funcioanndo blz.

Porém o problema é que quando o programa encontra um arquivo ele logo é adicionado no banco, independente de ter terminado a transferencia do mesmo para a pasta, existe algum teste para fazer que nao deixe eu trabalhar no arquivo enquanto ele nao estiver totalmente copiado?

Não sei se fui muito claro, qualquer coisa me avisem que tento explicar melhor.
Se alguém puder ajudar, vlw galera!

Qual a frequência da checagem na pasta feita pelo programa? Não poderia ser uma vez, quando provavelmente nao teria ninguem gravando arquivos? São muitos arquivos por dia? Como é feita a cópia para essa pasta, manualmente ou outro programa?

acho q o próprio java.io.File tem alguns métodos para verificar se o arquivo é somente leitura ou não.

mas sei que tem um método q diz a ultima alteração acho q é lastModified(), acho q isso deve te ajudar, compara com a data do servidor.

Sim, eu ia falar sobre isso. Por exemplo, se fosse um programa gravando na pasta e outro lendo, você poderia marcar ele como read only, e no outro programa checar.
http://java.sun.com/j2se/1.4.2/docs/api/java/io/File.html
Acredito que enquanto o arquivo estiver sendo copiado, ele estaria marcado como read only, não tenho certeza disso.

Perfeito galera, isso mesmo.
Fiz um teste antes de adiciona-lo, vendo se é permitido ou nao escrever no arquivo. Ele só joga no banco quando eu consigo escrever, portanto quando acabou de copiar.

Obrigado galera!