Duvida com iReport

14 respostas
fmy_1

Fala pessoal, como estão?
Estou com um desafio, preciso criar um relatorio que em uma linha possui varias linhas de uma determinada coluna, tipo assim, vou tentar desenhar:

------------------------------|--------------------|
Pessoa | Veiculos |
|--------------------|
|--------------------|
|--------------------|
|--------------------|

O problema é que eu não sei quantos veiculos a pessoa pode ter, portanto, isso não é estatico e sim dinamico, acho que tenho que iterar em uma coleção, mas como faço isso com o iReport? Na verdade eu não tenho noção de como resolver, alguem tem alguma luz ?

Vale lembrar que os parametros são todos passados pelo java e não por uma consulta no BD direto pelo relario, é o padrao da empresa esse.

Valeu pessoal, conto com a ajuda de vcs !!

Abraço.

14 Respostas

fmy_1

Nossa, não saio legal o desenho, bom mas não sei c vcs entenderam, vou explicar melhor:

Tenho uma linha, com essa mesma linha tenho varias colunas, uma dessas colunas tem varias linhas que são dentro dessa outra linha.
Para ficar mais facil a visualização, é uma listagem do nome da pessoa e na coluna seguinte os carros q ela possui.

Falou pessoal!

Gerva

não tem como no java voce juntar todos os carros em um parametro só??

TheKill

Coloque a informação que nao repete no Colum Header, e as informações que são dinamicas ( que vc nao sabe o X de valores em Detail )

Mas aconselho vc estudar os tutoriais já que nao sabe nem por onde começar

Gerva

mas no desenho os dois estão na mesma band
e parece que ele tem que mandar as informações por parametro e não por select nem collection
assim imagino que detail não ia ajudar…

TheKill

e dai? nao importa como ele mande as informações.

ele tem informações que sao 1-N
entao ele tem que fazer 1-N onde esse 1 é a quantidade de Pessoas e N quantidade de veiculos

Gerva

mas como fazer uma band detail repetir, a partir de parametros??
e no desenho os dois campos estão no mesmo band

TheKill

detail repetiir?

pra que repetir uma mesma informação?
amigo um select vai retornar variiassssssssss linhas.

exemplo:
pedro | gol , uno, vectra, omega, celta
carlos | fusca

vc quer q apareca
pedro | gol
pedro | uno
pedro | vectra
pedro | omega
pedro | celta

???

provavel que nao.

vc quer :

Pessoa: Pedro
Carros:
Gol, Uno, Vectra, Omega, CElta

fmy_1

Assim nao pode, tem q ser,

| Gol
       | Fiesta

Pedro | Civic
| Brasilia

Isso q eh foda!

TheKill

entao simplesmente largue tudo no Detail que deve funcionar. Mas na minha opinião isso ai ta horrivel!!

Gerva

"amigo um select vai retornar variiassssssssss linhas. "

ele falou que n pode receber as informações por select - "Vale lembrar que os parametros são todos passados pelo java e não por uma consulta no BD direto pelo relario, é o padrao da empresa esse. "

"Coloque a informação que nao repete no Colum Header, e as informações que são dinamicas ( que vc nao sabe o X de valores em Detail ) "
isso ficaria assim
pedro
gol
uno
vectra
omega
celta
carlos
corsa
107
fusca

R

opa meu amigo, vc tem que fazer uma consulta utilizando group by e no ireports vc tem como criar sub-relatorios e grupos. Pesquisa ai que vc quer é ordenar por grupos e o ireports explica como, no proprio ireports tem um exemplo lá em help -> samples. testa ai qualquer coisa pergunta ae.

Gerva

cada vez queo fmy_1 explica oque ele quer fazer, menos eu entendo :frowning:

TheKill

se NAO pode usar SQL.

use Collection. popule um ArrayList<> e mande uma collection completamente populada para o relatorio SImples

Gerva

exatamente isso que eu queria saber, se ele pode usar Collection ou só Parametros xp

e tambem não entendi o design

é assim
Pedro | Civic
| Brasilia
|fusca

ou assim:
Pedro | Civic
| Brasilia
|fusca
ou:
Pedro
| Civic