Duvida com Jasper/iReport

5 respostas
rodrigoma

Olá! estou vamos dizer com um “problema”…

montei meu relatório principal numa boa, tive q usar um subreport nesse relatório principal, o SQL desse subreport é simplesmente um

SELECT SUM(coluna) FROM tabela

esse subreport ainda esta dentro do detail, exibindo para cada registro do relatório principal, passa valores através de parâmetros para ele

quando rodo ele exibe legal numa boa todos os registros do principal e do sub certo!

minha duvida, no relatório principal preciso fazer uma outra soma com esses valores q cada subreport exibe…tem como eu acessar esses valores no relatorio principal através de uma variável? atribuindo a uma variável? retornando algum valor do subreport?? olhei de td e não encontrei nada…

estou usando o iReport-nb-3.6.0 q é embutido no Netbeans.

desde já agradeço!!!

5 Respostas

fabiozoroastro

Olá Rodrigo, creio que não seja possível. A minha sugestão é um pouco mais trabalhosa, mas creio ser a melhor solução:

Ao invés de fazer sua query no seu subrelatório, já calcule essa informação e/ou informações no seu código java e passe para o relatório somente as informações que serão necessárias para a exibição do mesmo. Dessa forma, você terá acesso a todas informações dentro do relatório principal e dos sub-relatórios. Ficou claro?

TheKill

rodrigoma:
Olá! estou vamos dizer com um “problema”…

montei meu relatório principal numa boa, tive q usar um subreport nesse relatório principal, o SQL desse subreport é simplesmente um

SELECT SUM(coluna) FROM tabela

esse subreport ainda esta dentro do detail, exibindo para cada registro do relatório principal, passa valores através de parâmetros para ele

quando rodo ele exibe legal numa boa todos os registros do principal e do sub certo!

minha duvida, no relatório principal preciso fazer uma outra soma com esses valores q cada subreport exibe…tem como eu acessar esses valores no relatorio principal através de uma variável? atribuindo a uma variável? retornando algum valor do subreport?? olhei de td e não encontrei nada…

estou usando o iReport-nb-3.6.0 q é embutido no Netbeans.

desde já agradeço!!!

Caro amigo Rodrigo,

De uma estudada em uso de Groups no relatório, pois seu relatório ficará mais estruturado

E consequentemente você terá menas dificuldades para trabalhar com as variáveis, parametros e fields que quiser.

Att. Jonas

TheKill

E também concordo com o que o caro amigo Fabio comentou.

Nao deixe para o relatório a tarefa de consulta

no SQL, faça isso no JAVA e deixe apenas para o relatório

a tarefa de mostrar o resultado tratando a informação

da forma que achar melhor.

rodrigoma

Valew Fabio e TheKill, irei ver essa parte de Grupos do relatório…

sobre o Java fazer a consulta SQL, posso estar enganado mas a passagem da informação para o relatório é somente atraves de Map, certo?

se isso for verdade, no conteudo de KEY e VALUE passo objetos para preencher o relatorio, certo?

irei dar uma procurada em alguma coisa no google para estudar essa parte…

mas valew pelas dicas!!

fabiozoroastro

rodrigoma:
Valew Fabio e TheKill, irei ver essa parte de Grupos do relatório…
sobre o Java fazer a consulta SQL, posso estar enganado mas a passagem da informação para o relatório é somente atraves de Map, certo?
se isso for verdade, no conteudo de KEY e VALUE passo objetos para preencher o relatorio, certo?
irei dar uma procurada em alguma coisa no google para estudar essa parte…
mas valew pelas dicas!!

Rodrigo, você pode passar parâmetros ao relatório através do Map e pode passar também Objetos java. Dê uma pesquisada aqui no guj que tem outros tópicos tratando do assunto.

Criado 14 de outubro de 2009
Ultima resposta 15 de out. de 2009
Respostas 5
Participantes 3