Duvida com JDBC em Swing

Boa tarde,

estou com uma duvida da qual é o seguinte, preciso de um metodo que verifica se o registro existe no banco (no caso a id), porem o que quero saber
é se o ResultSet tem algum metodo boleano que faz essa verificação, resumindo oque preciso é apenas um metodo boleano que verifica se existe ‘tal registro’
no banco… por ex: se existir retorna True e se não retorna False…?!

Um trecho criando o Result… (so pra entenderem melhor do que to falando…)

PreparedStatement stmt = getConnection().prepareStatement(select);
ResultSet rs = stmt.executeQuery();

[i]execute(String sql) : boolean

Returns:
true if the first result is a ResultSet object; false if the first result is an update count or there is no result[/i]

Tenta ai, nunca usei, mas parece que é isto

[quote=magostta][i]execute(String sql) : boolean

Returns:
true if the first result is a ResultSet object; false if the first result is an update count or there is no result[/i]

Tenta ai, nunca usei, mas parece que é isto[/quote]
Isso não vai funcionar.
Um resultSet é obtido sempre que ele tentar um SELECT, acontece que este pode não conter elementos.
a única forma é a clássica

while(rs.next()){
   return true;
}
return false;

Pois, se ele entrar no while é por que ao menos um registro que atende aos requisitos foi encontrado. Se não entrar, já retorna false direto.

aaa claro, isso pode funcionar… obrigado
vo tentar aqui, qualquer coisa falo

[quote=drsmachado][quote=magostta][i]execute(String sql) : boolean

Returns:

Tenta ai, nunca usei, mas parece que é isto[/quote]
Isso não vai funcionar.
Um resultSet é obtido sempre que ele tentar um SELECT, acontece que este pode não conter elementos.
a única forma é a clássica

while(rs.next()){
   return true;
}
return false;

Pois, se ele entrar no while é por que ao menos um registro que atende aos requisitos foi encontrado. Se não entrar, já retorna false direto.[/quote]

se eu fazer apenas assim como vc falo dentro do while… ele ja procura e se achar cai true…?

Ok acho que resolvi esse problema, porem surgiu outro ‘-’
tenho um metodo pra alterar o registro se ele ja existir na hora que for salvar… até ai tudo bem, maas o id é auto increment, tipo como eu vou setar o id na tela do JFrame quando eu chamar o metodo pra alterar…?
n sei se deu pra entender, posto meu codigo se necessario…

Agradeço desde já