Duvida com JSF

5 respostas
V

Aew pessoal…
eu fiz uma classe que verifica o login e senha que a pessoa digitou, caso esteja ok, o metodo da classe retorna “principal”, caso não, o metodo da classe retorna “loginfalso”.
no faces-config.xml, pro login falso ta assim:
<navigation-rule>
<from-view-id>/index.jsp</from-view-id>
<navigation-case>
<from-outcome>loginfalso</from-outcome>
<to-view-id>/index.jsp?loginfalso=1</to-view-id>
</navigation-case>
</navigation-rule>

minha pergunta é: o index.jsp não consegue enxergar o parametro get loginfalso?
como mostro login falso na mesma tela delogin do que ir para uma página em branco só mostrando ao usuario que o login que ele tentou é falso?

segunda pergunta:
eu queria autenticar via session…essa é a melhor forma de fazer autenticação em páginas com jsf né?..eu starto a session caso o login for ok na propria classe?

Segue abaixo minha classe que verifica o login:

[b]public String verificalogin() throws Exception{

try{

Conexaocliente cnc = new Conexaocliente();

ResultSet rs = cnc.buscaCliente(SELECT * FROM cadastros Where login = '”+login+"’ and senha = ‘"+senha+"’");

if(rs.next()){

loginok = true;

return principal;

}

}catch (Exception e){

System.out.println(e);
}
			return "loginfalso";
}[/b]

abraços
t+

5 Respostas

M

“Vaza”:
minha pergunta é: o index.jsp não consegue enxergar o parametro get loginfalso?
como mostro login falso na mesma tela delogin do que ir para uma página em branco só mostrando ao usuario que o login que ele tentou é falso?

Bom com JSF você não trabalha assim, você tem que configurar os casos e navegação e utilizar h:messages para enviar mensagens para o usuário. Dê uma pesquisada nisso aí que já existe muito material.

“Vaza”:
segunda pergunta:
eu queria autenticar via session…essa é a melhor forma de fazer autenticação em páginas com jsf né?..eu starto a session caso o login for ok na propria classe?

A forma mais aconselhada é criar um backing bean de autenticação no escopo de sessão, aí tudo fica lindo.

:okok:

V

marcos, desculpa ser chato…é que estou começando no jsf…
pode me dar um exemplo desse backing bean ou pode me passar algo que ja esteja pronto na net em tutorial?

Vlw e abraços.

V

alguem pode me dar esse help?

M

Opa,

http://java.sun.com/javaee/5/docs/tutorial/doc/JSFIntro.html#wp114889
http://www.jsftutorials.net/

:okok:

V

vlww :slight_smile:

Criado 9 de outubro de 2006
Ultima resposta 11 de out. de 2006