Boa noite pessoal!
Estou fazendo exercícios com matriz e tenho uma dúvida:
como faço para exibir no final a matriz em seu formato?
por exemplo:
1 2 3
4 5 6
7 8 9
Boa noite pessoal!
Estou fazendo exercícios com matriz e tenho uma dúvida:
como faço para exibir no final a matriz em seu formato?
por exemplo:
1 2 3
4 5 6
7 8 9
Você já fez algum código? Se fez, cole aqui para ajudarmos no seu código. Provavelmente você está seguindo alguma das apostilas dos cursos mais famosos em Java, certo? É importante você pensar na solução. Podemos ajudar a melhorar seu código. Dar a resposta não vai ser tão produtivo para você.
Cola aí seu código para podermos ajudar.
o código que fiz é este
/*
. Ler números inteiros para uma Matriz de duas dimensões com 3 linhas e 2 colunas.
import javax.swing.JOptionPane;
public class Matriz2 {
public static void main(String args[]){
int matriz [][]= new int [3][2];
int l,c;
int soma = 0;
for(l=0;l<=2;l++){
for(c=0;c<=1;c++){
matriz [l][c] = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(“Digite uma sequencia de numeros”));
if(matriz [l][c] % 2 ==0){
soma = soma + matriz [l][c];
}
}
}
for(l=0;l<=2;l++){
for(c=0;c<=1;c++){
JOptionPane.showMessageDialog(null, matriz [l][c]);
}
}
JOptionPane.showMessageDialog(null, "A soma dos numeros pares é " +soma);
}
}
eu estou estudando Deitel e alguns livros de lógica de programação, estou entendendo bem os conceitos e estou conseguindo desenvolver os algoritmos em java.
Mais estou bem no início dos estudos e me apaixonei por java
Hehe. Bem vindo ao clube!
Bem, eu executei seu código aqui e ele está exibindo o messageDialog para cada registro da sua matriz. Ao invés de você chamar o dialog dentro do seu loop, armazene os valores da sua matriz em uma String. Aí, basta você exibir o dialog fora do loop, uma vez só. Exatamente como você está fazendo para exibir a soma.
Quando eu coloco o dialog fora do loop dá erro; dentro funciona
import javax.swing.JOptionPane;
public class Matriz2 {
public static void main(String args[]){
String matriz [][]= new String [3][2];
int l,c;
for(l=0;l<=2;l++){
for(c=0;c<=1;c++){
matriz [l][c] = JOptionPane.showInputDialog(“Digite uma sequencia de numeros”);
}
}
JOptionPane.showMessageDialog(null, matriz [l][c]);
}
}
tirei a soma para entender melhor, deve ser fácil, mais ainda to engatinhando no assunto heheh
Da uma olhada
Abs
Sem problemas. Eu sou paciente rs.
Está dando erro por causa da sua variável de controle do seu loop (for). Ela só "vive" enquanto o seu loop viver. Isso é chamado de variável de escopo. Não vai adiantar você tentar chamar a matriz dentro do seu dialog pq vc precisaria que este fizesse um loop para percorrer todos os valores.
É por isso que eu sugeri que você pegasse os valores da sua matriz e colocasse numa String para ser exibido no dialog.
Dica1: Procure edentar seu código. Fica mais fácil para lermos.
Dica2: Use a tag [code] daqui do fórum que o código fica ainda melhor para ler e a edentação funciona. Blz?
tiver que sair um pouco, obrigado pelas dicas!!!
amanha eu vou continuar!!
vlw