Dúvida com minha própria exception

7 respostas
Andre_Brito

Galera, estou estudando Exceptions e quero fazer uma exceção verificada, que se o usuário passar como parâmetro um número menor que 10 de erro.

Só que não sei como fazer isso… :frowning: com minha exception. Eu não sei onde devo fazer a verificação (se é menor que 10).

Minha exceção:

/**
 * Excecao Verificada.
 * Herda da Exception
 */

public class MinhaException extends Exception
{

int numero;

public MinhaException(int novo)
    {
        super( );
        numero = novo;
    }

public boolean eValido()
    {
        if (numero < 10)
            return false;
        else
            return true;
    }

public String toString()
    {
        if (eValido() == false)
            return "Algo deu errado.\n";

return "";
    }
}

Minha classe que usa a minha exceção:

public class ExemploMinhaExcecao
{
    int numero;

public ExemploMinhaExcecao(int novo)
    {
        try {
            numero = novo;
            System.out.println("Sucesso.\n");
            throw new MinhaException(novo); // ou seria throws new MinhaException(novo); ?
        }
        catch (MinhaException e) {
            e.toString();
        }
    }

}

Isso está certo?? Sempre aparece na tela “Sucesso.”… quem sabe se eu lançasse a exceção antes do throw, mas dá erro de compilação :confused:

Só para acrescentar, eu gostaria somente de ficar entre o try e o catch (não quero usar finally).

Acredito que não estou entendendo muito bem exceções.

E deve ser uma exceção verificada ou não verificada???

7 Respostas

peczenyj

A sua exception não deveria ter a responsabilidade de validar esse 'numero'.

Faria mais sentido assim

class MaiorQueDezException extends Exception{
   public MaiorQueDezException (String mensagem){
      super(mensagem);
   }
}
public class A{
     private int valorMenorQueDez;
     // estou dizendo que este método *lança* uma MaiorQueDezException
     // tu precisas coloca-lo entre try { }  ok ?