Duvida com Modelagem Diagrama de Classe de um Projeto Delivery

Bom pessoal estou desenvolvendo um projeto da pos graducao
para o ramo de delivery e estou com alguns problemas na modelagem
e queria saber se alguem aqui poderia me ajudar com a seguinte duvida?

No ramo de delivery nos temos diversos tipos de produtos com diferentes
caracteristicas como por exemplo uma pizza. Uma pizza de calbresa possui 3
tamanhos (pequena 4 pedacos, media 6 pedacos, grande 8 pedacos),
onde cada tamanho possui um valor. Sainda de uma pizzaria e indo para
um restaurante que vende porcoes nos iremos ter para cada produto 2 tipos
de preço ou seja uma preço para a venda de Meia Porcao e outro para
Porcao Inteira. E por fim teremos os produtos simples tanto no ramo
alimenticio como me outros, por exemplo: lanches que tem preco unico,
flores, agua, gas, entre outros.

Alguem poderia me dizer como modelar esse negocio.
Tomara que exista alguem aqui que trabalhe no ramo de restaurantes que
onde esta todas as minhas duvidas.

É mais simples do que você pensa.

Pizza seria uma classe.

Tamanho, sabor e preço são atributos.

E na hora de instanciar suas pizzas, você atribuiria os valores de tamanho, sabor e preço aos objetos.

Você não precisa de uma classe para calabresa e outra para quatro queijos. É tudo pizza!

O caso da meia porção você pode resolver de duas formas. Uma é ter uma instância de calabresa 4 fatias e outra instância de calabresa 4 fatias meia porção. A outra solução é ter um atributo chamado preço e outro atributo para o preço meia-porção. Fica a seu critério.

Lanches com preço único. Classe Lanche, uma instância para cada tipo de lanche que vc tiver e o preço igual em todas elas. Isso te da liberdade de trocar o preço de qualquer lanche futuramente.

Lanche e Pizza provavelmente herdam de uma mesma superclasse. Comida? Seria uma boa idéia preço fazer parte de comida ao invés de fazer parte de pizza.

Caso ainda tenha alguma dúvida, mande outra mensagem.

Espero ter ajudado.

Entao amigo a minha ultima modelagem eu cheguei a pensar em quebrar as comidas em subclasses mas nao sei se seria uma modelagem boa.
Porque hoje eu tenho um produto e um grupo de produto dai com uma select ou hql ou qualquer coisa do tipo e conseguiria facilmente montar um cardapio em tempo de execucao agrupando pelo grupo. Ja dessa forma as coisas iriam ficar mtoooo mais complicada. Acredito eu que as empresas deste ramo concerteza trabalhem de uma maneira diferente.

A camada de persistência do seu software tem que ser modelada de acordo.

Se você for modelar as tabelas, não haverá problema. Se você for partir de uma base de dados pré-existente, você precisa modelar uma camada intermediária para “traduzir” os dados das tabelas para seus objetos e vice-versa.

O ponto chave é: Faça o modelo do seu software como ele deve ser. Não tente fazer algo pior só para ficar ajustado à sua base de dados.

O problema e q qro que o usuario cadastre um produto e nao cadastre uma bebida, uma pizza, sabe cadastrar um por um isso nao faz sentido