Duvida com MultiFrames

Opa blz ai pessoal… estou desenvolvendo uma pequena aplicação em swing… e estou com o seguinte problema:

Tenho um frame e em determinado momento ao clicar em um borão eu crio outro frame… até ai blz tudo certo, porem quando eu fecho este segundo frame ele acaba fechando o primeiro que abriu ele… gostaria de fechar só o primeiro, o que eu fiz de errado ?

Segunda duvida… nestes dois frames meus quando eu abro o segundo eu ainda consigo mecher no primeiro eu gostaria de congelar o primeiro quando o segundo estiver aberto…

Se alguem quisr ajudar aceito sugestões

Bom achei uma das respostas para fechar apenas um eu usei:

setDefaultCloseOperation(javax.swing.WindowConstants.DISPOSE_ON_CLOSE);

Existem os parametros DISPOSE_ON_CLOSE (destruir), DO_NOTHING_ON_CLOSE (não fazer nada), EXIT_ON_CLOSE (sair da aplicação ao fechar), HIDE_ON_CLOSE (esconder o frame).

Agora eu queria desabilitar o primeiro enquanto o segundo tiver aberto :stuck_out_tongue:

Pra isso tem o setVisible(ajustar visibilidade) que voce pode passar true(verdadeiro) ou false(falso) como parametro para tornar a janela visivel ou não.

Se quiser que ela só fique desabilitada tem o setEnabled(ajustar ativada) que também se passa true ou false. No caso de false a janela não vai receber disparar nenhuma ação quando clicado em algo e nem seus campos serão editaveis.

PS:Sim, eu traduzi por que voce fez o mesmo. xD

se você quer usar várias janelas sendo que uma é a principal e ficará desabilitada quando a segunda é aberta utilize janelas modais
JDialog para as suas outras janelas e utlize o método setModal(true), pronto, quando a segunda janela for aberta a primeira ficará desabilitada e também vai resolver o seu problema de fechar um janela e as duas serem fechadas.

Pessoal obrigado vou tentar aqui !!

Estou com mais uma duvida, só que desta vez com criação de arquivo…

eu queria que ao executar o meu .jar ele criace um arquivo no mesmo diretorio em que o .jar estejá eu tentei fazer com o :

porem n esta dando certo alguem pode ajudar ?