Gente, eu fiz esse código pra testar meus estudos iniciais
e não sei como que eu faço uma exceção pra quando o usuario digitar a idade e ao invez de numeros, digitar letras ou deixar em branco ele tratar o erro.
E outra coisa, no final do código, eu fiz um if para que quando o usuario apertasse YES ele entrasse no If e caso contrario entrasse no ELSE.
Mas não esta funcionando, ele está pulando o If.
Me ajudem Por favor!
Agradeço desde ja! :D
import javax.swing.JOptionPane;
public class firstprogram {
public static void main(String args[]){
String nome;
int idade;
int passagem;
nome= (JOptionPane.showInputDialog(null,"Digite seu nome", "NOME", JOptionPane.PLAIN_MESSAGE));
idade=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null,"Digite sua idade", "IDADE", JOptionPane.PLAIN_MESSAGE));
if(idade<18){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Sinto muito, você não tem idade para comprar uma passagem", "Ops!", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);
}else
{
passagem=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null,"1-Europa ; 2-Am. do Norte ; 3-Africa ; 4-Asia ; 5-Oceania", "ESCOLHA O CONTINENTE", JOptionPane.QUESTION_MESSAGE));
switch(passagem){
case 1: JOptionPane.showConfirmDialog(null, "Viagem para Europa custa R$5,000", "CUSTOS", JOptionPane.YES_NO_OPTION);
break;
case 2: JOptionPane.showConfirmDialog(null, "Viagem para Am. do Norte custa R$2,000", "CUSTOS", JOptionPane.YES_NO_OPTION);
break;
case 3: JOptionPane.showConfirmDialog(null, "Viagem para Africa custa R$1,500", "CUSTOS", JOptionPane.YES_NO_OPTION);
break;
case 4: JOptionPane.showConfirmDialog(null, "Viagem para Asia custa R$3,000", "CUSTOS", JOptionPane.YES_NO_OPTION);
break;
case 5: JOptionPane.showConfirmDialog(null, "Viagem para Oceania custa R$2,500", "CUSTOS", JOptionPane.YES_NO_OPTION);
break;
default: JOptionPane.showConfirmDialog(null, "Escolha uma opção válida", "ESCOLHA INVÁLIDA", JOptionPane.CANCEL_OPTION);
break;
}
if(passagem == JOptionPane.YES_OPTION){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Origado "+nome+" a cobrança de sua passagem, será debitada em conta nos proximos 5 dia", "COMPRA FINALIZADA", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);
}
else{
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Obrigado "+nome+", agradeçemos sua visita", "COMPRA NÃO FINALIZADA", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);
}
}
}
}
!!!