nao estou conseguindo fazer. eu fiz uma cartela de bingo e tenho que sortear 100 numeros e conferir na tabela.
eu nãpo estou conseguindo. alguem pode me ajudar. obrigado
O que exatamente está acontecendo? Explica o problema direitinho, como você tá tentando fazer e qual é o erro que está dando.
(muita gente que poderia te ajudar tá no meio do trabalho e não tá com muito tempo pra ler o código, compilar, rodar e ver o que acontece)
Y
yuribom
desculpa mas eu não entendi o que tu escreveu
Y
yuribom
desculpa.
eu tenho que simular um jogo de bingo, ou seja , escolher aleatoriamente 25 numerospara ser a cartela.
depois eu tenho que ir sorteando numeros aleatorios de 0 a 60 e ir verificando na tabela se possui este numero ate preencher uma linha , e mostrar a mensagem linha tal completa e depois mostrar quando a tabela foi completada.
Luiz_Aguiar
Por favor coloque um título que tenha relação com sua dúvida !!!
Y
yuribom
ja mudei o assunto
Fox_McCloud
Explica melhor.
É um gerador de tabelas?
Como deve ser a tabela? Ela possui 100 numeros? Quantas linhas? Quantas colunas? Os números variam de quanto a quanto? Podem haver números repetidos? Por que não está funcionando?
Y
yuribom
desculpe
a tabela tem 25 numeros 5x5 e os numeros vao ate 60 , mas a cartela eu ja fiz.
agora eu tenho que simular o sorteio, são 60 numeros nao repetidos.
e ir conferindo na tabela e mostrar quando completar uma linha e quando completar a tabela
sergiotaborda
yuribom:
desculpa.
eu tenho que simular um jogo de bingo, ou seja , escolher aleatoriamente 25 numerospara ser a cartela.
depois eu tenho que ir sorteando numeros aleatorios de 0 a 60 e ir verificando na tabela se possui este numero ate preencher uma linha , e mostrar a mensagem linha tal completa e depois mostrar quando a tabela foi completada.
Vc precisa sortear 25 números de 60, aleatoriamente (‘randomicamente’ no eckssisté)
Ou seja, vc precisa fabricar as cartelas. Lembre-se que não é bom ter cartelas repetidas ( por questões de justiça do jogo)
Depois vc precisa realizar o sorteio e verificar se a cartela tem o numero sorteado.
são duas coisas separadas. considere criar a classe Cartela.
Tá meio gambiarrento, mas tá didático, acho…
Dá uma olhada, vê se dá pra entender… qualquer dúvida, tamos aí =]
publicstaticvoidmain(Stringargs[]){Calculadoracalculadora=newCalculadora();calculadora.sorteio();}publicvoidsorteio(){int[][]cartela=newint[5][5];//preenchendo a cartelafor(intj=0;j<5;j++){for(intk=0;k<5;k++){cartela[j][k]=preencheCartela(cartela);}}//sorteandoint[][]aux=newint[5][5];int[]linha=newint[5];while(true){doubletal=newRandom().nextDouble()*60;intnumeroSorteado=(int)tal;for(intj=0;j<5;j++){for(intk=0;k<5;k++){if(cartela[j][k]==numeroSorteado){aux[j][k]=1;}}}//verificando se a linha já foi preenchidafor(intj=0;j<5;j++){intnumerosSorteadosPorLinha=0;for(intk=0;k<5;k++){numerosSorteadosPorLinha+=aux[j][k];}if(numerosSorteadosPorLinha==5){linha[j]=1;JOptionPane.showMessageDialog(this,"Linha cheia: "+j);}}//verifica se a cartela toda já foi preenchidainttodosNumerosPreenchidos=0;for(inti=0;i<5;i++){todosNumerosPreenchidos+=linha[i];}if(todosNumerosPreenchidos==5){JOptionPane.showMessageDialog(this,"Cartela cheia");System.exit(0);}}}publicintpreencheCartela(int[][]cartela){//Aqui tá verificando se o numero a ser inserido //já está na cartela. Se não precisar disso, só fazer //return (int)(Math.random() * 59) + 1;booleanpodeInserir=true;doubletal=newRandom().nextDouble()*60;intnumero=(int)tal;for(intj=0;j<5;j++){for(intk=0;k<5;k++){if(cartela[j][k]==numero){podeInserir=false;}}}if(podeInserir){returnnumero;}else{returnpreencheCartela(cartela);}}