Duvida com o JFrame

Bem eu tenho uma janela principal, e nela eu clico em um botão abro outro JFrame que fica um menu com umas operações, o meu problema é que não quero poder abrir vários menu de operações, tipo eu queria travar o botão pra abrir o menu operações até que o estava aberto seja fechado.

Ao invés de um JFrame, use um JDialog e defina sua propriedade modal como true. Ele travará o acesso ao resto do programa até que a tela seja fechada.

Bem se eu usar o dialogo isso irar travar o acesso ao resto do programa até o dialogo seja fechado, e não é isso que eu quero. Tipo eu queria poder instanciar um JFrame e ele fique lá aberto e eu podendo ter acesso ao resto das funcionalidades, porém quero bloquear o a criação de outra instancia desse JFrame até que o anterior seja fechado, eu pensei em formas de fazer isso mas seria mais gambiarras, e eu queria saber se o JAVA já vinha com algo implementado do tipo.

Tem algumas formas:

a) Tornar o seu JFrame um Singleton. Assim, chamar setVisible num frame já visivel não fará nada.
b) Dar um setEnabled false no botão que abre esse JFrame. Se há várias formas de abrir um JFrame, o ideal é mapear todas elas através da classe Action e então tornar o Action desabilitado.

Obrigado pelas dicas.