Duvida com o <rich:editor/> + inserir imagem

8 respostas
Malkav.Felipe

Olá pessoal!

Alguem aqui utiliza o componente Editor do richfaces?

Me surgiu algumas dúvidas na sua utilização. Tenho um arquivo .properties com as configurações do editor:

confEditor.properties:

theme = "advanced" theme_advanced_buttons1 = "newdocument,separator,undo,redo,search,replace,separator,cleanup,code,separator,bold,italic,underline,strikethrough,,separator,justifyleft,justifycenter,justifyright,justifyfull,separator,fontselect,fontsizeselect,forecolor,backcolor" theme_advanced_buttons2 = "bullist,numlist,separator,outdent,indent,separator,link,unlink,anchor,image,separator,tablecontrols,separator,removeformat,separator,sub,sup,separator,charmap,emotions,advhr" theme_advanced_buttons3 = "" plugins = "advhr,searchreplace,advlink,advimage,table,emotions,visualchars" theme_advanced_toolbar_location = "top" theme_advanced_toolbar_align = "left" theme_advanced_resizing = "true" external_image_list_url = "paginas/js/lista_url_imagens.js"

Minha dúvida é sobre a inserção de imagem. Quando clicamos no botão de inserir imagem do editor, abre umtele onde solicita a url da imagem a ser inserida. No campo abaixo, pode-se incluir um lista de imagens pré determinadas.

Notem no atributo external_image_list_ur no código acimal. Segundo a documentação, esse arquivo tem uma lista de url para as imagens que serão mostradas na tela de inserção de imagem. Na documentação o exemplo do arquivo é esse:

lista_url_imagens.js

var tinyMCEImageList = new Array( // Name, URL ["Logo 1", "resources/imagens/logo.png"], ["Logo 2 Over", "resources/imagens/ImgBackground.png"], ["Logo 2 Over", "resources/imagens/fundo.gif"] );

Meu receio é que eu terei que inserir manualmente as url’s das imagens. Pensei em duas alternativas:

:arrow: Editar esse arquivo (lista_url_imagens.js) através de código java, escrevendo mesmo nesse arquivo :slight_smile:

:arrow: Descobrir se tem como criar um código javascript que monte o array dinamicamente, lendo um diretório ele mesmo.

A primeira opção eu acredito não ser a melhor alternativa, mas não tendo outra, acho que vai ter que ser 8)

Como não sei muito sobre javascript, desconheço se há a possibilidade da segunda opção. Gostaria da ajuda de vocês nessa parte.

Agradeço pela atenção.

[]'s

Felipe

8 Respostas

Malkav.Felipe

Então pessoal… o que sugerem… qualquer dica é bem vinda :oops:

É tão ruim assim a minha idéia de escrever o arquivo .js “na marra” com java? Eu preciso criar um array com os nomes das imagens e o caminho para elas. Simples assim. Tem como fazer isso diretamente com javascript ou vou ter que apelar pra minha idéia???

Valeu ae!!

Malkav.Felipe

Uma opinião pelo menos :frowning:

Guilherme_Gomes

Você pode passar por parametro, carregando de um bean:

<rich:editor ...>
   <f:param name="external_image_list_url" value="#{myBean.myImages}" />
</rich:editor>
Malkav.Felipe

Guilherme Gomes
Muito obrigado por responder!!

Desculpa, mas eu to começando: o que teria no myBean.myImages? Pelo que eu entendendi, o editor espera um array que tem num arquivo javascript, ou seja, um array da linguagem javascript.

Então no myBean.myImagens poderiam estar um array do java normal?

Malkav.Felipe

Caras…

Ainda segue o problema com a lista de url’s para as imagens…

Que tipo de dado deve ser o atributo myImages da classe myBean? Tentei com Map, mas não obtive sucesso…

Alguma ideia?

Valew!!

Malkav.Felipe

Alguém aqui usa o editor do richfaces? :?: :roll:

Malkav.Felipe

Bom pessoal… segundo o wiki do projeto TinyMCE (onde foi baseado o rich:editor) http://wiki.moxiecode.com/index.php/TinyMCE:Configuration/external_image_list_url, a minha idéia de criar o arquivo .js com o array com a lista de url’s para as imagens é citado como exemplo.

Não tem nenhuma adptação para o uso no richfaces mesmo? Tipo, em vez de usar um arquivo .js com um array com a lista de imagens, usar algum objeto/coleçao do java mesmo? Ja tentei com Map, mas não funcionou :cry:

Vo ter que optar pela edição do arquivo .js mesmo… mas me parece estranho isso :roll:

Valeu!!

R

Boa tarde Malkav.Felipe,
não sei se você ainda está com o problema do array de imagens mas eu fiz de uma forma interessante.
O caminho na variável “external_image_list_url” não precisa ser, necessariamente, o de um arquivo javascript.
Ou seja, você pode colocar o caminho de servlet ou de um jsp que monte o array dinamicamente.
Eu fiz assim e funcionou.

Atenciosamente.

Criado 9 de junho de 2009
Ultima resposta 27 de mar. de 2012
Respostas 8
Participantes 3