Olá pessoal! Eu aqui na empresa estou precisando criar um ambiente para que vários programadores tenham acesso a um mesmo repositório. Eu consegui junto com o tutorial fornecido aqui no GUJ e outros, configurar o repositório na minha máquina, usando Subversion e Tortoise, porém, nenhum outro PC consegue enxergar o mesmo, o que é preciso fazer?
[quote=Ratao]Olá pessoal! Eu aqui na empresa estou precisando criar um ambiente para que vários programadores tenham acesso a um mesmo repositório. Eu consegui junto com o tutorial fornecido aqui no GUJ e outros, configurar o repositório na minha máquina, usando Subversion e Tortoise, porém, nenhum outro PC consegue enxergar o mesmo, o que é preciso fazer?
Obrigado![/quote]
Você tentou configurar o tortoise na maquina cliente do subversion?? Se você já tem o repositorio do subversion instalado só precisa configurar um cliente para usar ele… se estiver usando o eclipse pode instalar um plugin que funciona igual ao CVS, esse artigo ai abaixo pode ajudar…
Ratao pelo que entendi, você está com um repositório SVN no seu PC, e você quer que através dos outros PCs consiga acessar o repositório em sua maquina, isto utilizando o Tortoise.
Tem duas formas que utilizávamos na empresa que eu trabalhava, uma é quando requisitar o checkout pelo tortoises uma url do repositório será requisitada, esta url irá conter o numero de IP de sua máquina e o nome do repositório;
http://numero_ip_maquina/nome_repositório
A outra é em vez de colocar o numero de IP da máquina colocar um nome, para isto bastar configurar o arquivo hosts da maquina, este arquivo fica em C:\WINDOWS\system32\drivers\etc
Mas ambos os casos funcionam apenas se você integrou o SVN com o Apache Server;
Pessoal, valew pelas dicas! Consegui fazer conectar, porém agora o pessoal abre o arquivo, mas somente lê. Lá no CONF do subversion, eu criei os usuários com as senhas, mas ele nem pede.
Ratao, eu sei configurar a autenticação e direito de acesso via http, vou deixar aqui postado caso interesse.
Primeiro será necessário dois arquivos, um para senhas e outro para definir direito de acesso de usuários para cada projeto.
Para criar o arquivo de senha basta através do prompt a pasta /bin do Apache Serve e execute o seguinte comando no prompt htpasswd -c path/svn-auth-file nome.sobrenome será requisitado uma senha e um arquivo de senha será criado . Caso o arquivo já exista basta remover o “-c”;
Depois utilizando o windows mesmo crie uma copia do arquivo “svn-auth-file” e mude seu nome para “svn-acl” abra este novo arquivo com um editor de texto, apegue tudo que tem nele, e coloque a seguinte configuração:
[Nome_Repositorio:/]
coloque_login_usuario = rw
Com isto você estará definindo os usuarios que terão direito de acesso ao repositório e o tipo de acesso de leitura “r” ou escrita “w”;
Para configurar o SVN com Apache Server e utilizar estes arquivos que criamos, abra o arquivo “httpd.conf” do apache server procure o bloco de LoadModules e verifique se os LoadModule dav_svn_module e authz_svn_module estão sendo carregados, caso os módulos não estão sendo carregados, basta adicioná-los;
Depois vá até o final do mesmo arquivo e adicione os seguintes comandos e salve o arquivo;
<Location / [Nome_Repositorio] >
DAV svn
SVNPath path\Repositorio
AuthType Basic
AuthName "[Descrição do Projeto Que Desejar]"
AuthUserFile path/svn-auth-file
Require valid-user
AuthzSVNAccessFile path/svn-acl
Em <Location / [Nome_Repositorio] > e no [Nome_Repositorio:/] que define o direito de acesso o nome do repositório tem que ser iguais.
Tem como definir para grupos de usuários, mas agora não lembro de cabeça, qualquer coisa me fale que procuro e te envio.