Alow pessoal! Seguinte estou em dúvida a respeito do que quer dizer um vocabulário usado por alguns quando falam a respeiro do crescimento e da popularização do JAVA.
Muitos usam a frase “As empresas estão cada vez mais optando pelo JAVA”. Descupem mas não entendi o que isso quer dizer.
Sou programador de sistemas xBase, desenvolvo em Clipper, FoxPro, FiveWin, e na busca por mais poder de programação optei pelo JAVA pois é uma linguagem nova e na época esse nome estava cada vez mais presente na área de programação.
Mas voltando a dúvida, não sei bem o que eles querem dizer com essa frase.
Tipo, quando eu sou contratado para desenvolver um sistema, a empresa não quer saber em q liguagem eu vou desenvolver, eles apenas querem um sistema estavel, q funcione e q atenda as suas necesidades. Lembrando que eu não tenho experiencia com o desenvolvimento de sistemas de grande porte. Até o momento apenas desenvolvi sistemas de médio e pequeno porte (Ex: Locadoras de videos, Locadoras de automóveis, Farmácias, Auto Escolas, etc…)
Então, gostaria que vcs me esclarecessem o q significa esse dizer: “as empresas então cada vez mais optando pelo JAVA”.
Aproveitando o tópico gostaria de saber a opnião de vcs de como é o mercado de desenvolvimento de sistemas com JAVA, ja que todos nós sabemos que a grande fraqueza do java é a velocidade (performace).
Claro que não, eles querem um sistema que funcione, atendam as necessidades de tecnologia modernas, que tenha facil manutenção, e muito mais… as empresas escolhem sim o que elas querem, suponhamos que você desenvolva um sistema estavel que funcione bem e tal em .NET, mas e se a empresa não tem cultura de usar produtos Microsoft???
E não sei se você concorda, mais alguem tem que escolher qual plataforma usar, e essas pessoas que escolhem, estão optando cada vez mais pelo Java… pra sistemas de locadora e essas coisas aí você mesmo pode até escolher a linguagem que você quiser que a empresa não vai se importar tanto, mas isso nesses casos só…
Você por exemplo, porque escolhe desenvolver um sistema em uma linguagem ou outra? O gerente de projeto da empresa X pode escolher uma plataforma ou outra tambem, levando em conta uma serie de fatores, aí ele vai contratar os desenvolvedores de acordo com a escolha deles…
Éhh, acho que você está parado lá no Clipper há um bom tempo hein!
Hoje tirando Java e .NET o resto é brinquedo de criança… (Opinião)
So completando, quanto a performace do Java… teve uns locos ai, que implementaram o jogo Quake ou Doom (nao estou certo agora) em Java, e ele teve a mesma ou, em alguns casos, uma performace melhor que o do proprio C…
Então acridoto que a performace dos Sistesmas, não depende muito da linguagem, e sim do programador saber usar ela corretamente!
vai demorar hein!. para java fazer um jogo do tipo Tomb Raider Legend ou um Resident Evil 4.
Cada caso é um caso.
eu ainda acho C++ muito mais rapido.
mas java é muito legal, ta tudo pronto. E juntar as peças. já em c++…
fui
[quote]C++ é pra software basico, pra isso é otimo…
Vai desenvolver um sistema comercial em C, que me***…[/quote]
Qual o problema de se desenvolver um sistemacomercial e C ou C++?
Na verdade acho que muitos decidem não programar em C++ por causa da dificudade de se trabalhar com a liguagem, mas não pelo fato de C++ não ser tão bom quanto java, lembrem-se que o proprio compilador java é escrito em C++ não só ele, mas o windows q vc usa, o editor de texto que vc trabalha, o seu visualisador de PDF e por ai vai.
Na verdade eu optei por java pois pretendo trabalhar com projetos mais robustos e de grande porte, e programar em C++ é uma de minhas metas também.
E C++ programa pra WEB sim, claro que não com toda essa flexibilidade que o java porporciona.
Na verdade vc pode fazer o q quizer em C++. E axo que não existe algo que não se possa fazer em C++. O problema é a grande complexidade que a liguagem tem.
Vai sonhando cara!
Software básico kkkkkk
So se for ai na sua cidade.
Aqui em sampa quase todo comercio de médio e grande porte tem um sistema feito em C++.
Aposto que quase todos software que vc utiliza no seu micro é feito em c++. como o Licker comentou.
O que quero dizer com software basico é software de base, como sistema operacional, sistema de baixo nivel, jogos, esse tipo de coisa… pra sistemas de alto nivel funciona, mas nao é interessante…
[quote]Éhh, acho que você está parado lá no Clipper há um bom tempo hein!
Hoje tirando Java e .NET o resto é brinquedo de criança… (Opinião)[/quote]
Not! Not!
Apesar de veterana a linguagem Clipper tem potencial, por isso q ao contrario das outras liguagens da mesma época como, FoxPro, Dataflex, Cobol, ela sobrevive até hoje. E para alegria dos programadores que preferem morrer abraçados com ela, ja temos várias ramificações do Clipper que lhe permitem desenvolver aplicativos Win32 tranquilamente, algumas delas são: xHarbour (a melhor de todas), FiveWin, Visual Objects, etc… Essas são linguagens derivadas do clipper. com xHarbour vc pode até criar aplicações para Linux e WEB. Temos também o Visual FoxPro q não fica atras do xHarbour q é a que eu utilizo atualmente.
Ai vc me pergunta, “então pq vc esta migrando para outra linguagem?”
Como ja falei antes, estou em busca de mais poder de programação e essa linguagens q citei agora pouco são linguagens mas apropriadas para banco de dados. Para outros tipos de projetos como, Jogos, WEB, Móbile, etc, não é o forte delas, por isso eu busquei uma linguagem que possa me dar tudo que eu presico, desde um simples sistema de folha de pagamento, até editores de texto, navegadores, player de audio, etc…
Java é bom, mas pra desenvolver jogos desktop ainda não é a melhor, está evoluindo muito, mas não é a melhor, pra web, mobile, etc… é.
C++ é bom, mas pra web, mobile, etc, não é a melhor… pra programação de baixo nivel sim.
Você vai conseguir fazer praticamente qualquer coisa com Java, mas não significa que em todos os casos ela será a melhor.
Java tem se destacado porque o que está sendo utilizado ultimamente no mercado é justamente o que ela é boa, web e mobile. E por estar sendo muito utilizado por esses motivos aí, a parte em que ela ainda não é a melhor vai evoluindo tambem… como é o caso dos jogos.
Concordo com o jairelton, não é questão de C++ ser melhor o pior que Java… mas cada é melhor pra alguma coisa… ehehhe
Da pra fazer um sistema comercial em C++… claro que da… mas, em Java, você desenvolve um sistema muito mais rapido, facil, etc que o C++, ehehe Da pra fazer até em Pascal… hheheeh