Dúvida com Padrões de Projeto - Permissões

Eaí GUJzeiros, beleza??

Bom galera, a fim de fazer um projeto pessoal meti as caras a estudar padrões de projeto e agora, todos meus projetos eu tento aplicar o conceito de padronização mais próxima possível do mercado real.

Diante disso, comecei meu protótipo para um “mini-ERP” que estou criando. Seu design é simples, uma tela inicial composta por 2 paineis, um esquerdo onde ficarão as “sessões” que o usuário tem permissão, como Produtos, Contas a Pagar, contas a Receber e etc, e um painel direito onde será refletido as ações acontecidas no painel esquerdo. Por exemplo: O Usuário clica em Produtos, então no painel da direita aparecerá: Adicionar produto, pesquisar produto, etc. etc.

Minha dúvida é:
Como faço para pegar as permissões de cada usuário, montar na tela direita (dinamicamente) e encapsular o evento, pois cada sessão tem sua ação correspondente?

Estou fazendo assim:
Pego o usuário no login e pego no banco de dados as permissões(Objeto Opção, mostrarei logo mais) para aquele usuário, porém estou sem um “norte” para como vou encapsular o evento (se realmente for preciso). Estava pensando que seria preciso um Presenter (padrão MVP) para conhecer as regras de negócio (o que cada permissão ativa) e alterar meu painel dinamico.

Meu objeto Opção (é um protótipo, objeto de estudo, botei um nome meio… qualquer).

[code]public class Opcao{
private String nome;
private String iconPath;
private EventHandler event;

}[/code]

PS¹:. Não preciso de código, preciso de uma ideia! PORÉM, se tiver algum código didático que acha que ajudará, seja muitíssimo bem vindo!

Obrigado a todos!

up )): !!