Duvida com programa em pixels 1024x768

Pessoal creio eu que todos programadores em java poderam responder minha duvida… é o seguinte, criei um programa com a resoluçao 1280x800, só que quando eu passo para 1024x800 uma boa parte do programa é cortado , é normal isso pessoal? eu programo no NetBeans. Existe uma possibilidade de programar que o prograa fica normal em qualquer resolução? como eu faria isso? ou eu programo em uma resolução e meu programa só vai poder ser usado em outras maquinas naquela resolução que eu programei?

Opa, tranquilo?
Dá uma olhada aqui amigo: http://www.guj.com.br/posts/list/140742.java#757763

Ei felipe, tranquilo cara, entao resulmindo, eu trabalho com 800x600 daí posso visualizar com pixels maiores correto?

Cara, se você não quer ter dor de cabeça, é mais ou menos isso sim.
Não precisa ser necessariamente 800x600. Hoje, muito pouca gente usa essa resolução. 1024x768 eu considero segura na maioria dos casos.
Pra isso você precisa analisar o seu cliente: Quem vai usar essa aplicação?
800x600 é uma resolução que encontramos mais em computadores antigos ou em netbooks. Então sua decisão vai depender do seu público.

Como eu disse no outro post, se você trabalhar bem com os gerenciadores de leiaute, sua aplicação poderá ser redimensionada para mais ou para menos (dentro de alguns limites, claro) e continuará bem apresentada.

Perfeitamente felipe obrigado abraços