Dúvida com relação a leitura de planilhas do Excel protegidas
6 respostas
morais
Caros,
Estou enfrendando um problema de leitura de informações de planilhas (Excel) que estejam protegidas por senha em Java. Testei duas API’s Java (POI e JExcelAPI) mas não encontrei uma forma de desproteger ou desbloquear tais planilhas para que eu possa lê-la posteriormente.
Alguém poderia me dar uma força para resolução deste problema em Java ? Qualquer dica ou ajuda será bem vinda.
Então, eu já tinha acessado este site e testado tal exemplo, mas não deu certo! Foi lançado uma Exception (ProtectedException) ao instanciar o primeiro objeto WorkBook . Neste exemplo, cheguei até a utilizar o WorkBookSettings adicinando o encoding, e setando tal wbSettings na criação do Workbook, mas tbm não deu certo!
Caros… ainda estou enfrentando problemas na leitura de planilhas do Excel protegidas por senha.
Alguém mais poderia me dar uma ajuda a respeito!?
Grato!
P
psevestre
Se a planilha possui senha, imagino dois cenários:
Vc. conhece a senha e, portanto, está autorizado a abrí-la
Neste caso, acho que é melhor usar uma macro em VBA para abrir a planilha e salvá-la sem proteção em uma área temporária para processamento via POI ou outra
Vc. não tem a senha, e, portanto, tem algo de muito errado em seu requisito de negócio. Em determinados paises vc. poderia ser preso por tentar usar mecanismo que contorne a proteção de um conteúdo protegido.
morais
Obrigado psevestre pela ajuda! Vou ver o que faço a respeito de suas considerações.
Só para ressaltar, conheço a senha sim e estou autorizado a abrí-las!
As planilhas são criptografadas com o algoritmo RC4.
Antigas planilhas usavam 40 bits; as atuais usam 128 bits.
Pode ser que o mecanismo de derivação da chave a partir da senha tenha sido alterado.