Dúvida com relação à LIBs

4 respostas
AdemirPinto

Boa tarde pessoal.

Estou com duas dúvidas com relação às LIBs:

1)É interessante eu colocar antes do .jar a versão do meu jar, exemplo, hibernate3.jar ou passar para hibernate-3.6.5.Final.jar, tipo para um controle de qual versão estou usando do meus JARs.

2)É recomendável eu ir retirando as LIBs de vendo se o sistema roda pra ver quais LIBs são desnecessárias, isso é recomendável por alguma motivo ou isso não interfere nada?

Muito obrigado a todos e fiquem com Deus
Ademir - BH

4 Respostas

Andre_Fonseca

Não precisa ser necessariamente no nome do arquivo, pode ser dentro do jar por exemplo no arquivo META-INF ou um README alguma coisa

Para entender melhor como funciona este controle de versionamento (os números que são adicionados) dê uma lida neste link http://en.wikipedia.org/wiki/Software_versioning

Eu acho que o ideal é você ter um controle externo dessas dependências, usando o Maven por exemplo

abs

pedruhenrik

eu prefiro com a versão.

eu recomendo vc deixar apenas as libs necessárias, porém toma cuidado pois algumas libs são dependências de outras libs.

att,

AdemirPinto

Valeu pedruhenrik,

com relação as dependências o sistema vai dá pau, aí eu sei que retirei lib a mais, não é isso? Ou isso é mais complicado? É que sou novo no java.

Muito obrigado
Ademir

Andre_Fonseca

Se estiver faltando uma lib provavelmente você terá uma ClassNotFoundException, isso quer dizer que ele não está encontrando uma classe

Como eu falei o ideal seria que você utilizasse algum sistema para gerenciamento destas dependências. Na web tem vários sites que ajudam você a descobrir qual jar está faltando.

Um deles é o http://www.jarfinder.com/

Por exemplo, o seu sistema não acha a classe XPTO, digite ela junto com o pacote neste site meu.pacote.XPTO e você irá ver os jars que contém esta classe

É uma forma de tentar resolver as dependências, mas como eu falei não é a melhor forma, pois pode ter problema de compatibilidade entre as versões

abs

Criado 7 de julho de 2011
Ultima resposta 7 de jul. de 2011
Respostas 4
Participantes 3