Dúvida com relação a Pool de Conexões

4 respostas
cassio

Pessoal, mais uma vez estou aqui com minhas dúvidas sobre pool de conexões…

Minha dúvida agora é mais conceitual: Pelo que entendi, o pool não cria N conexões com o banco, na verdade cria somente UMA conexão que é compartilhada por todas as conexões do pool, as quais nào são conexões “verdadeiras”, apenas algum tipo de referência à conexão real.

Está certo o que eu entendi ou estou viajando!?

Obrigado!

4 Respostas

Mauricio_Linhares

Mas Gandalf, onde ficou a sua sabedoria?

Brincadeira :stuck_out_tongue:

O pool cria um conjunto de conexões e compartilha elas entre os clientes do pool (quem está pedindo as conexões), normalmente eles tem uma configuração onde você define o tamanho mínimo e o tamanho máximo do pool.

cassio

Maurício Linhares:
Mas Gandalf, onde ficou a sua sabedoria?

Brincadeira :stuck_out_tongue:

O pool cria um conjunto de conexões e compartilha elas entre os clientes do pool (quem está pedindo as conexões), normalmente eles tem uma configuração onde você define o tamanho mínimo e o tamanho máximo do pool.

Ainda sou Gandalf, o Cinza. Ainda não me tornei Gandalf, o Branco, mas estou estudando para isso :slight_smile:

É que criei um ConnectionPool aqui usando o DBCP do Jakarta e fiz um Servlet teste aqui que cria várias conexões em um for e imprime quantas estão abertas no console… não fechei as conexões de propósito, para testar o seguinte:
No shell, fiz: (meu banco é postgresql)

ps aux | grep postgres

E mostra apenas UMA conexão vinda do IP da minha máquina. Por isso fiz a pergunta acima…

Alguma idéia?

Obrigado!

Mauricio_Linhares

Coloque a propriedade “minIdle” do BasicDataSource pra 5 e na hora de executar chame os métodos “getNumActive()” e “getNumIdle()” pra ver quantas conexões ele está realmente mantendo.

cassio

Eu fiz quase isso que vc falou, faltou apenas setar o minIdle. agora sim dá pra ver várias conexões. Meu minIdle não estava inicializado então acho que ele fechava todas as conexões, não deixava nenhuma como idle…

Muito obrigado pela ajuda Maurício!

Criado 3 de janeiro de 2007
Ultima resposta 3 de jan. de 2007
Respostas 4
Participantes 2