Duvida com relação a sistema de cobrança de um software qualquer

Olá pessoal!

Eu estou pensando em desenvolver um sistema de pequeno porte, voltado pra área de vendas e controle de estoque. Entretanto, gostaria de saber como funciona a parte de pagamento dos sistemas de supermercado por exemplo.

Quando é feita uma compra a dinheiro, beleza, até onde sei acontece o seguinte:

É subtraída uma quantidade do produto no estoque que resulta na geração de uma ou mais tabelas no banco, contendo os detalhes da venda daquele produto, tais quais como(valor do produto, quantidade vedida,data da venda e etc…). Porém, e se a venda for feita por cartão de crédito? o que acontece com as informações do cartao? são enviadas pra algum serviço da prestadora/banco?

Bem se tu está pensando em fazer um programa com cupom fiscal , recebimento por cartão, etc… vai ter que homologar o sistema… tem que baixar os emuladores de pinpad das principais redes de cartões…e por aí vai…
Não sei também se vai ter que homologar a parte de transação de cartão de crédito também para vc comercializar o seu sistema…

Mas o básico da compra do cartão , é o seguinte…(uma idéia bem por cima do que acontece)

Baixa o gerenciador (não lembro bem o nome, mas é um gerenciador o qual vc pode fazer o seu sistema se comunicar com ele por arquivos)
Depois vc baixa os programinhas da empresa dos cartões que vc quer trabalhar e instala no gerenciador, como se fosse um plugin…)

1-Usuário cadastra a venda… com produtos, e cliente
2-Usuario fecha a venda e escolhe a forma de pagamento cartão
3-O teu programa chama o gerenciador de cartões…
4-Usuário escolhe o tipo de cartao…através do gerenciador e realiza o pagamento da forma que o cliente quer… o regenciador, faz toda a parte de comunicação com o banco e te retorna a mensagem se deu certo a transação, se não deu, porque não deu… e coisa e tal…

Depois de acordo com a resposta do gerenciador, vc fecha a venda ou pede para o usuario repetir a operação ou mudar de forma de pagamento caso não dê certo…

Claro que… se tiver que homologar essa parte de cartões…vai ter uma série de exigências…que o teu sistema vai ter que fazer…

Também tem uns programinhas tercerizados que pode acoplar no teu sistema pra fazer esse tipo de pagamento que funciona mais ou menos da mesma maneira…so que já vem homologado e com suporte a vários tipos de cartões…

Cara, ha um bom tempo também quis desenvolver uns softwares de vendas, mas quando vi a quantidade de leis e homologações e condições de funcionamento necessários para desenvolver e comercializar este software notei que não teria tempo para finalizar o projeto então, o engavetei.

Na epoca eu utilizei o curso (em java e em Delphi) do albert eije. ele fala demais, porem ensina tudo certinho considere dar uma olhada que sabe te ajuda.

aqui tem um site que contem os bibliotecas necessárias para utilizar os simuladores das impressoras fiscais bematech: http://www.bematech.com.br/suporte/dwn_fisc_windows.asp

e lembre-se que já ha algum tempo o Brasil trabalha com notas fiscais eletrônicas.

Sucesso pra vc meu brother.

E lembre-se: Software não é só programação, envolve Documentação, supor te manutenção e outras detalhes a mais. Considere tambem dar uma estudada no livro Engenharia de Software do SommerVille.

Investe nisso: http://www.fazenda.sp.gov.br/sat/

Grato pelas respostas!

:smiley:

me ajudaram bastante!

to pensando em desenvolver um software completo, de modo a aprimorar meu conhecimento.