Duvida com relatorios no JasperReports [RESOLVIDO]

Ola pessoal, estou tentando fazer o meu projeto gerar um relatorio, ainda estou aprendendo como q faz os relatorios entao li alguns tutoriais como esse http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/daca/html/documentviews/relatorios.htm e aprendi +/-, ai entao fui tentar implementar o exemplo que tem nesse tutorial, e nao consigo compila por causa que da erro no import dos .jar do jasperreport.

Os imports q dao problema sao esses

import net.sf.jasperreports.engine.JRException;
import net.sf.jasperreports.engine.JRResultSetDataSource;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperCompileManager;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperPrint;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperReport;
import net.sf.jasperreports.engine.design.JasperDesign;
import net.sf.jasperreports.engine.xml.JRXmlLoader;
import net.sf.jasperreports.view.JasperViewer;

dei uma olhada no forum e achei um cara dizendo assim: [quote]
No NetBeans eu recomendo que tu faça o seguinte:

  1. Descompcate a jasperreports-1.2.2-project para alguma pasta tipo MinhasLibs\jasperreports
  2. No NetBeans->Tools->Library Manager crie uma New Library… do tipo Class Libraries chamada JasperReports (ou qualquer outro nome)
  3. No Classpath da lib criada adicione todos os MinhasLibs\jasperreports\lib*.jar e adicione também o MinhasLibs\jasperreports\dist\jasperreports-#.#.#.jar ao Library classpath
  4. No Source adicione a pasta MinhasLibs\jasperreports\src ao Library Source
  5. E no Javadoc adicione a pasta MinhasLibs\jasperreports\docs\api no Library Javadoc

Já no teu projeto->Properties->Libraries adicione ao Compile e ao Run a library JasperReports recem criada.

Assim conforme o tipo de projeto que tu iniciou, o NetBeans se encarrega (ele é ótimo nisso) de assinar, empacotar, e organizar (etc) todas os .jar conforme o uso do teu projeto.
[/quote]
fiz isso e o problema continuou, a unica coisa que nao fiz bem como ta ai eh que usei o jasperreports-3.7.0-project mas acho que sendo uma versao mais nova nao ia dar problema nisso, alguem tem ideia do que pode ser que esta dando problema?

Obrigado

Qual o erro?

Adiciona o JAR do jasper no seu projeto.

Se o que vc adicionou não deu certo baixa o de outra versão se os erros estão no import é porque o JAR não foi encontrado.

Se você fez isso tudo certinho como está escrito ai em cima, e adicionou a Library em seu projeto não era pra dar erro nos imports não.

Tente denovo seguir estes passos…

No NetBeans eu recomendo que tu faça o seguinte:

  1. Descompcate a jasperreports-x.x.x-project para alguma pasta tipo MinhasLibs\jasperreports

  2. No NetBeans->Tools->Library Manager crie uma New Library… do tipo Class Libraries chamada JasperReports (ou qualquer outro nome)

  3. No Classpath da lib criada adicione todos os MinhasLibs\jasperreports\lib*.jar e adicione também o MinhasLibs\jasperreports\dist\jasperreports-#.#.#.jar ao Library classpath

  4. No Source adicione a pasta MinhasLibs\jasperreports\src ao Library Source

  5. E no Javadoc adicione a pasta MinhasLibs\jasperreports\docs\api no Library Javadoc

  6. Já no teu projeto->Properties->Libraries adicione ao Compile e ao Run a library JasperReports recem criada.

Oi, assim o erro que da é esse:

C:\MeuProjeto\src\classes\JasperReportExemple.java:11: package net.sf.jasperreports.engine does not exist
import net.sf.jasperreports.engine.JRException;

da esse erro para cada um dos import, estou baixando o jasperreports-1.2.2-project e vou tentar com ele, vamos ver se vai dar certo.

vlws

olá faça assim, baixe as seguintes bibilotecas e adicione ao seu projeto.

commons-beanutils-1.5.jar
commons-digester-1.7.jar
commons-javaflow-20060411.jar
commons-logging-api-1.0.2.jar
itext-1.3.1.jar
jasperreports-3.6.1.jar
jdt-compiler.jar

Essas são bibliotecas necessárias para vc gerar e exibir relatorios. Vou passa um exercicio, procure saber o que cada um desses .jar fazem em seguida post o resumo no aqui. Tenho certeza que isso vai lhe ajudar bastante.

blz

Não esqueça de editar seu post e colocar [RESOLVIDO], A EXPLICAÇAO DE COMO FAZER ISSO ESTÁ DESCRITA ABAIXO

oi, foi mal por demora tanto pra responde desde o meu ultimo post é que fim de ano, festa e tals hehehehh, mas refiz os passos aqueles e parou de dar o erro nos import, dai deu uns outros erros, mas vou tentar baixar os .jar que o hvivox falou e vou ver se da certo.

vlw

Pessoal desculpe entrar assim pra perguntar , mas é que to com problemas baixei varias versões do ireport mas não consigo achar as biblietecas dentro delas to usando esses caminhos e so encontro uma bibliotreca chamada xalan

file:///C:/Program%20Files/JasperSoft/iReport-3.7.5/ireport/libs/
file:///C:/Program%20Files/JasperSoft/iReport-3.7.4/ireport/libs/
file:///C:/Program%20Files/JasperSoft/iReport-1.3.1/lib/

deve ser por causa da licença né
como faço para obter essas biblioteca e coloca-las no java pois os relatorios estão prontos mas não tenho como chama-los no aplicativo java
grata paula

[quote=victor89]Ola pessoal, estou tentando fazer o meu projeto gerar um relatorio, ainda estou aprendendo como q faz os relatorios entao li alguns tutoriais como esse http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/daca/html/documentviews/relatorios.htm e aprendi +/-, ai entao fui tentar implementar o exemplo que tem nesse tutorial, e nao consigo compila por causa que da erro no import dos .jar do jasperreport.

Os imports q dao problema sao esses

import net.sf.jasperreports.engine.JRException;
import net.sf.jasperreports.engine.JRResultSetDataSource;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperCompileManager;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperPrint;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperReport;
import net.sf.jasperreports.engine.design.JasperDesign;
import net.sf.jasperreports.engine.xml.JRXmlLoader;
import net.sf.jasperreports.view.JasperViewer;

dei uma olhada no forum e achei um cara dizendo assim: [quote]
No NetBeans eu recomendo que tu faça o seguinte:

  1. Descompcate a jasperreports-1.2.2-project para alguma pasta tipo MinhasLibs\jasperreports
  2. No NetBeans->Tools->Library Manager crie uma New Library… do tipo Class Libraries chamada JasperReports (ou qualquer outro nome)
  3. No Classpath da lib criada adicione todos os MinhasLibs\jasperreports\lib*.jar e adicione também o MinhasLibs\jasperreports\dist\jasperreports-#.#.#.jar ao Library classpath
  4. No Source adicione a pasta MinhasLibs\jasperreports\src ao Library Source
  5. E no Javadoc adicione a pasta MinhasLibs\jasperreports\docs\api no Library Javadoc

Já no teu projeto->Properties->Libraries adicione ao Compile e ao Run a library JasperReports recem criada.

Assim conforme o tipo de projeto que tu iniciou, o NetBeans se encarrega (ele é ótimo nisso) de assinar, empacotar, e organizar (etc) todas os .jar conforme o uso do teu projeto.
[/quote]
fiz isso e o problema continuou, a unica coisa que nao fiz bem como ta ai eh que usei o jasperreports-3.7.0-project mas acho que sendo uma versao mais nova nao ia dar problema nisso, alguem tem ideia do que pode ser que esta dando problema?

Obrigado[/quote]

Oi bom dia, não entendi quando você pede para 1) Descompcate a jasperreports-1.2.2-project para alguma pasta tipo MinhasLibs\jasperreports não sei onde fica esse arquivo ou se tenho de baixar ele.