Dúvida com throws

9 respostas
oitathi

Estou estudando Exceptions e estou com uma dúvida. Estou executando um método declarando throws e executando este mesmo método sem declarar throws, e o resultado, quando eu causa uma exceção é o mesmo.
Veja;

public static int quotient( int numerator, int denominator)//throws ArithmeticException
	{

return numerator/denominator;
	}

Ora eu comento o throws e ora não

public static void main (String []args){

Scanner scanner = new Scanner(System.in);
		int numerator;
		int denominator;
		int result;
		boolean continueLoop=true;
		do{
			try{
				System.out.print("Digite o numerador  ");
				numerator = scanner.nextInt();
				System.out.print("Digite o denominador  ");
				denominator = scanner.nextInt();
				result = quotient(numerator, denominator);
				System.out.println("O resultado eh: "+ result);
				continueLoop=false;
			}
			catch (InputMismatchException inputMismatchException) {
				scanner.nextLine();
				System.out.println();
				System.out.println(" Vc deve inserir numeros, tente novamente!");
				System.out.println();
			}
			catch(ArithmeticException arithmeticException){
				scanner.nextLine();
				System.out.println();
				System.out.println("Zero nao eh um denominador valido, tente novamente!");
				System.out.println();
			}
		}while (continueLoop);
	}

O resultado é sempre o mesmo (sem trows e com trows) as exceções são capturadas e tratadas… então pq é necessário o throws no método?

9 Respostas

Guilherme_Gomes

Dá uma olhada nas diferenças entre checked (que extendem Exception) e unchecked (que extendem RuntimeException) exceptions.
Daí vc vai entender melhor isso!

oitathi

Então cara, tô com o Deitel aqui, aliás, esse exemplo é do Deitel…Já reli o exemplo e a explicação do livro, mas mesmo assim não compreendi…

Guilherme_Gomes

Então coloca aí o texto do cara e o que vc não entendeu!

oitathi