minha duvida é a seguinte…Se eu entrar com um carácter (letras) da uma mensagem de erro, blz, como que eu faço se eu quiser que o código repita até eu inserir um carácter de valor numérico?
importjava.io.*;importjavax.swing.JOptionPane;publicclassExemplo_0205{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){doublenota1,media,total=0;Stringnota;intcontador=1;try{while(contador<=3){nota=JOptionPane.showInputDialog(null,"Entra com a "+contador+"º nota","Entrada De Notas!",JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);nota1=Double.parseDouble(nota);contador=contador+1;total=total+nota1;}media=total/--contador;JOptionPane.showMessageDialog(null,"O valor da média é =: "+media+"","Valor Final Da Média.",JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);}catch(NumberFormatExceptione){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Ouvi um erro na entrada de dados\nEntre somento com caracteres numericos","Menssagem de Erro.",JOptionPane.ERROR_MESSAGE);}}}
EDIT (Moderador) - Por favor, use as tags [ code ] para postar código.
publicstaticvoidmain(Stringargs[]){//Inicializesuasvariáveis.doublenota1=0,media=0,total=0;Stringnota="";intcontador=1;booleanisNumero=true;//Crieiessaflagprafazerocontroledavalidaçãowhile(contador<=3){do{isNumero=true;nota=JOptionPane.showInputDialog(null,"Entra com a "+contador+"º nota","Entrada De Notas!",JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);try{nota1=Double.parseDouble(nota);}catch(NumberFormatExceptione){isNumero=false;JOptionPane.showMessageDialog(null,"Ouvi um erro na entrada de dados\nEntre somento com caracteres numericos","Menssagem de Erro.",JOptionPane.ERROR_MESSAGE);}}while(isNumero==false);contador=contador+1;total=total+nota1;}media=total/--contador;JOptionPane.showMessageDialog(null,"O valor da média é =: "+media+"","Valor Final Da Média.",JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);}
Abraço…
leandro-maanaim
Pra ser bem sincero nao entendi o codigo nao hodrigo, pode me explicar com detalhes? e outra coisa como que eu tiro fotos dos meus codigos na minha IDE pra eu postar no forum?
megghaz
Cara vc não precisa tirar print da IDE não…
eh só usar as tags [ code ] [/ code ] (sem os espaços…)
XD
leandro-maanaim
nao entedi como que faz tb nao uUahuhauHauhAuhUa
hodrigohamalho
publicstaticvoidmain(Stringargs[]){//Inicializesuasvariáveis.doublenota1=0,media=0,total=0;Stringnota="";intcontador=1;booleanisNumero=true;//Crieiessaflagprafazerocontroledavalidaçãowhile(contador<=3){do{//Essavariávelquevaitomarcontadarepetição,casoocarainformeumaletrasendoqueeraprainformarnúmero.isNumero=true;//Aquielelêanotanormal...nota=JOptionPane.showInputDialog(null,"Entra com a "+contador+"º nota","Entrada De Notas!",JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);try{//AquieletentaconverteranotaqueocaradigitouparaumDouble,éaquiquedaoerrocasoouserinformequalquerbesteiranolugardeumnúmero//Porqueseforinformadoumaletra,comotransformaráumaletrapraDouble?GeraoNumberFormatExceptionnota1=Double.parseDouble(nota);}catch(NumberFormatExceptione){//SegeraresseerroNumberFormatExceptionfoiporqueousuarioinformouletra,logovocêtemqueobriga-loadigitarnovamenteentãovcatribuiFALSEparavariáveldecontroleisNumero.isNumero=false;//Exibeamsgprousuarioespertão...JOptionPane.showMessageDialog(null,"Ouvi um erro na entrada de dados\nEntre somento com caracteres numericos","Menssagem de Erro.",JOptionPane.ERROR_MESSAGE);}//VErificaseisNumeroéfalse,casosejaelefazousuariodigitarnovamenteovalor.}while(isNumero==false);contador=contador+1;total=total+nota1;}media=total/--contador;JOptionPane.showMessageDialog(null,"O valor da média é =: "+media+"","Valor Final Da Média.",JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);}