a minha intencao eh dizer que um gerente pode ser um vendedor. E, um vendedor pode cadastrar
uma venda. O gerente tambem. Mas, somente o gerente pode dar desconto.
fiz um diagrama de caso de uso para isso mas nao sei se ta certo. Nao sei como postar a imagem aqui. esta no meu pc. e, pelo que entendi, so eh possivel postar imagens aqui no guj que estao na web.
Olá
Acho que está correto. Não se esqueça de descrever os pontos de extensão do caso de uso “Cadastrar Venda”.
Abraços
G
gpviani
Gostaria de saber qual ferramenta UML vocês utilizam? Na empresa que eu trabalho estamos utilizando o Visual Paradgim, alguem já utilizou ela?
gibaholms
As ferramentas mais famosas são o Visual Paradigm (na minha opinião, o melhor)… o Enterprise Architect (empresa Sparx Systems) tbm é muito bom e o Rational Rose (empresa antiga Rational, comprada pela IBM)…
Tem o Jude que é legal, mas eh frakinho… eh todo feito em java.
Mas acredito que akeles primeiros três são o top… corrijam-me se eu estiver errado, mas acho que o NetBeans novo vem dentro de um studio que também tem uma ferramenta pra modelar UML, mas ainda não utilizei pra vez como é.
J
jdefarge
Olha só, eu discordo somente de um ponto do teu diagrama UML. Vc faz a associação de:
Mas uma extensão é um caminho alternativo em um caso de uso principal, um desvio que pode ou não ocorrer em um caso de uso. Neste caso vc está dizendo que o teu caso de uso principal é ‘realizar desconto’ e a extensão é ‘cadastrar venda’, mas eu acho que deve ser o contrário:
E esta extensão só vai ocorrer se o gerente for a pessoa que cadastrou a venda, certo? Bem, acho que é por aí…
tnaires
jdefarge:
Mas uma extensão é um caminho alternativo em um caso de uso principal, um desvio que pode ou não ocorrer em um caso de uso. Neste caso vc está dizendo que o teu caso de uso principal é ‘realizar desconto’ e a extensão é ‘cadastrar venda’, mas eu acho que deve ser o contrário:
Não, a forma como ele colocou está certa. É confuso no início, mas a gente se acostuma. Do jeito que você postou, seria como se “Cadastrar venda” fosse um fluxo alternativo de “Realizar desconto”.
Marcio_Nogueira
Gerente e Vendedor deveriam extender a classe funcionários, já que tanto gerente como vendedor são funcionários. Há por tanto uma especialização no relacionamento de herança entre as classes.
tnaires
Creio que você está correto, mas pode ser que ele não precise especificar/modelar esse detalhe no sistema. Tudo depende daquilo que se está modelando. Melhor dizendo, se você especificar um ator Funcionário, mas se somente seus filhos estiverem associados a casos de uso, pode não haver vantagem em usar essa abordagem.