Duvida com uml

7 respostas
PePeLeGaL

pessoal

a minha intencao eh dizer que um gerente pode ser um vendedor. E, um vendedor pode cadastrar
uma venda. O gerente tambem. Mas, somente o gerente pode dar desconto.

fiz um diagrama de caso de uso para isso mas nao sei se ta certo. Nao sei como postar a imagem aqui. esta no meu pc. e, pelo que entendi, so eh possivel postar imagens aqui no guj que estao na web.

vou tentar descrever o caso de uso:

vendedor ------------------------------------- (cadastrar venda)
      ^                                                         ^
      |                                                         |
      |                                                         |  <<extend>>
      |                                                         |
  gerente--------------------------------------------(realizar desconto)
esta correto o esboco acima ?

desde ja obrigado

7 Respostas

tnaires

Olá
Acho que está correto. Não se esqueça de descrever os pontos de extensão do caso de uso “Cadastrar Venda”.
Abraços

G

Gostaria de saber qual ferramenta UML vocês utilizam? Na empresa que eu trabalho estamos utilizando o Visual Paradgim, alguem já utilizou ela?

gibaholms

As ferramentas mais famosas são o Visual Paradigm (na minha opinião, o melhor)… o Enterprise Architect (empresa Sparx Systems) tbm é muito bom e o Rational Rose (empresa antiga Rational, comprada pela IBM)…

Tem o Jude que é legal, mas eh frakinho… eh todo feito em java.

Mas acredito que akeles primeiros três são o top… corrijam-me se eu estiver errado, mas acho que o NetBeans novo vem dentro de um studio que também tem uma ferramenta pra modelar UML, mas ainda não utilizei pra vez como é.

J

Olha só, eu discordo somente de um ponto do teu diagrama UML. Vc faz a associação de:

cadastrar venda <--------------------------- realizar desconto
<< extend>>

Mas uma extensão é um caminho alternativo em um caso de uso principal, um desvio que pode ou não ocorrer em um caso de uso. Neste caso vc está dizendo que o teu caso de uso principal é ‘realizar desconto’ e a extensão é ‘cadastrar venda’, mas eu acho que deve ser o contrário:

cadastrar venda ---------------------------> realizar desconto
<< extend>>

E esta extensão só vai ocorrer se o gerente for a pessoa que cadastrou a venda, certo? Bem, acho que é por aí…

tnaires

jdefarge:
Mas uma extensão é um caminho alternativo em um caso de uso principal, um desvio que pode ou não ocorrer em um caso de uso. Neste caso vc está dizendo que o teu caso de uso principal é ‘realizar desconto’ e a extensão é ‘cadastrar venda’, mas eu acho que deve ser o contrário:

cadastrar venda ---------------------------> realizar desconto
<< extend>>

Não, a forma como ele colocou está certa. É confuso no início, mas a gente se acostuma. Do jeito que você postou, seria como se “Cadastrar venda” fosse um fluxo alternativo de “Realizar desconto”.

Marcio_Nogueira

Gerente e Vendedor deveriam extender a classe funcionários, já que tanto gerente como vendedor são funcionários. Há por tanto uma especialização no relacionamento de herança entre as classes. :wink:

tnaires

Creio que você está correto, mas pode ser que ele não precise especificar/modelar esse detalhe no sistema. Tudo depende daquilo que se está modelando. Melhor dizendo, se você especificar um ator Funcionário, mas se somente seus filhos estiverem associados a casos de uso, pode não haver vantagem em usar essa abordagem.

Criado 5 de janeiro de 2008
Ultima resposta 5 de jan. de 2008
Respostas 7
Participantes 6