Dúvida com Update

é o seguinte…

na minha aplicação eu tenho uma tela de Edição para o usuário informar a matricula do aluno jtextfield e um botão consultar que faz o select de acordo o nº da matricula. quando o programinha traz o resultset ele alimenta outros textfields que eu coloquei na tela com as informações do banco. embaixo eu coloquei outro botão “alterar”, agora que vem o problema… como eu coloquei os textfields que pegam os dados “editaveis”, eu queria que o usuario fizesse a alteração de qualquer campo, ou mais de um se for o caso, porém não tô conseguindo fazer um update geral tipo… UPDATE NOMEDATABELA WHERE MATRICULA = ?, SEM UTILIZAR O COMANDO (SET).

PreparedStatement insere = con.prepareStatement(“UPDATE TABELAVENDEDORES SET NOME = ? WHERE CODIGO = ?”);

        String codigo2=jTextField1.getText();
        String nome2=jTextField2.getText();
        
        insere.setString(1,nome2);
        insere.setString(2, codigo2);
        
        insere.executeUpdate();

OBS: QUAL A MANEIRA QUE EU POSSO FAZER ESSE UPDATE “GENERICO” SEM PASSAR UM CAMPO ESPECIFICO.??

Só a nível de curiosidade eu estou utilizando o Interbese 6 e o Eclipse Europa.

Grato,
Viniciuis Santana.

Pela definição da linguagem SQL a instrução UPDATE tem de ter a palavra-chave SET, senão vai dar um erro de sintaxe.

Se você quiser atualizar um resultset, sem usar a instrução do SQL “UPDATE”, isso é possível embora deixe seu resultset “travado”, o que normalmente não é um comportamento adequado.
Além disso pode ser que o driver JDBC para seu banco de dados não suporte esse recurso.

Veja http://java.sun.com/j2se/1.5.0/docs/api/java/sql/ResultSet.html e leia a partir de “A set of updater methods …”

Obrigado pelo help.

Vou tentar aqui…

Você me aconselha a fazer o que nesse caso, tendo em vista que eu não posso determinar qual o campo que o usuário vai alterar?

Abraços.