Duvida comboBox

5 respostas
K

Ae estou tentando aprender a programar em java, porem estou com um pouco de dificuldades. Sera que alguem pode me explicar o que tem de errado neste codigo:

private void jButton1ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {

// TODO add your handling code here:

double num1=0;

double num2=0;

double num3=0;

double resultado=0;

String opcao=(String)jComboBox1.getSelectedItem();
num1=Float.parseFloat(jTextField1.getText());
    num2=Float.parseFloat(jTextField2.getText());
    num3=Float.parseFloat(jTextField3.getText());
    
    if(opcao=Maior)
    {
        resultadoLabel.setText("hahhahahahah");}
     else 
     {
        resultadoLabel.setText("heehe");
    }
  

}

Estou querendo, de acordo com o item selecionado na combobox (“Maior” ou “Menor”), fazer uma ação especifica atraves da ação de um botao. Na verdade estava querendo saber isso pra fazer um exercicio que funciona assim: o usuario digita 3 numeros diferente. Se a opção da combobox for “Maior”, ao aperta o botao uma label mostra o maior numero que o usuario inseriu. Se a opção “Menor” for selecionada… bom vcs ja sabem… alguem pode ajudar um principiante?

5 Respostas

phpinheiro

opa

if(opcao=Maior)

isto é uma atribuição

a comparação correta deve ser:

if(opcao==Maior)
Ayanami

Primeiramente, ponha os códigos entre tags , é bem mais elegante. :wink:

Olha isso aqui:
if(opcao=Maior)

isso compila? “Maior” é uma variável?

Bem… para comparação de Strings, você pode usar .equals… ou então outro jeito de comparar como você quer é if (ComboBox.getSelectedItem() == “meuTexto”) (foi o que eu usei no meu último trabalho, mas não me parece muito elegante)

K

Ah, eh isso mesmo… valeu pessoal, valeu mesmo. =D

K

ainda assim tah dando erro. falando "cannot find symbol symbol variable Maior… alguem sabe pq?

private void jButton1ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {

// TODO add your handling code here:

double num1=0;

double num2=0;

double num3=0;

double resultado=0;

double resultadofinal=0;

String opcao=(String)jComboBox1.getSelectedItem();
num1=Float.parseFloat(jTextField1.getText());
    num2=Float.parseFloat(jTextField2.getText());
    num3=Float.parseFloat(jTextField3.getText());

    if(opcao==Maior)      <----------------------------------tah dando erro aki
    {
      resultado=(num1>num2)?num1:num2;
      resultadofinal=(resultado>num3)?resultado:num3;
      resultadoLabel.setText(String.valueOf(resultadofinal));  
    }
    else
    {
      resultado=(num1<num2)?num1:num2;
      resultadofinal=(resultado<num3)?resultado:num3;
      resultadoLabel.setText(String.valueOf(resultadofinal));
    }

    

}
K

ahh consegui… mudei para int opcao=jComboBox1.getSelectedIndex(); e usei if(opçao==0)
.

Criado 15 de dezembro de 2008
Ultima resposta 15 de dez. de 2008
Respostas 5
Participantes 3