[Dúvida]Como abrir programa atraves de arquivo salvo e carrega-lo

Primeiramente gostaria de agradecer ao pessoal do forum, pois apesar de ser minha primeira postagem sempre leio e tiro minhas duvidas atraves das postagens daqui.

Acho que o título não foi suficientemente claro mas o meu problema é o seguinte: eu fiz um programinha que gera alguns orçamento que podem ser salvos no caso ele é salvo em arquivo sem extensão ou .txt que pode ser carregado de volta para o programa através de um método de abrir, mas o que eu gostaria era que quando o usuário clicasse no arquivo salvo pelo programa ele automaticamente abrisse o programa e chamasse esse método para abrir, mas não tenho nenhuma idéia de como fazer se alguém poder dar uma luz, qualquer luz já ajuda !obrigado desde ja!

Isso tem a ver com o SO.
No windows, por exemplo, as extensões de arquivo são associadas a aplicativos específicos, como pdf para o AdobeReader, XLS para o excel e assim por diante.

ok, estou no ambiente windows e so preciso que funcione nesse ambiente, eu consigo escolher o programa pelo qual quero abrir aquele pelo propio windows mas msm escolhendo ele não abre pois o meu programa nao esta preparado para tal… existe algum metodo para eu implementar para que quando o windows tente abrir o arquivo atraves dele de fato consiga…