Dúvida : Como agrupar em SQL

Olá pessoal,

Essa minha primeira mensagem no forum! Estou cursando Análise de Sistemas,segundo, tenho 21 anos e,apesar de me considerar bem novata, estou me interessando cada vez mais pela área de programação, especialmente Java.

Estou terminando um projeto de uma disciplina do curso, e agradeceria a ajuda de vocês pra solucionar um problema em SQL que há dias tento resolver sem sucesso.

Tenho a seguinte tabela (numero do calçado,quantidade vendida e código da sola):

b(pde_quant)(sla_cod)[/b]
34…6…2000
36…12…6000
34… 2…2000
33…4…2000
34…11…5000

No final do dia preciso saber a quantidade vendida de cada número de sapato agrupado por tipo de sola. No caso acima, seria :

Sola 2000
calçado 33 : 04 unidades
calçado 34 : 08 unidades

Sola 5000
calçado 34 : 11 unidades

Sola 6000
calçado 36 : 12 unidades

Alguma pista de como devo proceder?

Um abraço e agradeço a atenção de todos.

Olha começar a estudar acesso a base de dados em Java sem conhecer a linguagem SQL dificulta um pouco o seu estudo, mas vamos fazer o seguinte, abaixo está a string para a consulta agrupada que está com dúvida e logo em seguida um link com bastante informação para seu estudo de SQL, ok?

SELECT sla_cod, pde_num, SUM(pde_quant) FROM <SUA_TABELA> GROUP BY sla_cod, pde_num
Link para documentação SGBD PostGreSQL, mas vai te servir neste começo, acesse os tópicos sobre linguagem SQL:
http://www.javalinux.com.br:8080/pg74/index.html

Qualquer dúvida é só postar aí!

asclows, agradeço muito a sua ajuda! Era exatamente isso que estava precisando,funcionou perfeitamente.

Muita obrigada mesmo.

Um Abraço!