Dúvida como buscar em um arquivo termos, e informar a descrição

Estou com um problema, sou novo em java e preciso criar um programa que lê um arquivo onde contem todas as descrições dos termos, o programa deve pedir para o usuario informar um termo, e apartir dai se esse termo for existente no arquivo, ele deve mostrar a descrição, caso contrario informar palavras relacionadas, sendo assim dando a nova busca ao usuario.

Se alguem souber como fazer e me ajudar agradeço.

Não entendi muito bem: você quer que o usuário pesquise sobre um termo, sendo que forneça alguma palavra-chave e você pegue essa palavra e procure no arquivo já gravado? Se for isso, como você está gravando tais termos? Poste o código para entendermos melhor e te ajudar :wink:

é assim, eu vou ter um arquivo que vou eu mesmo escrever e salvar, dai no programa vai ter a opção para o usuario fazer uma pesquisa de termos de java, ele escreve uma palavra, se essa palavra pertencer as cadastradas no meu arquivo eu retorno mostrando a descrição do termo, caso contrario mostro para ele algumas palavras-chaves parecidas com a que ele informou, para ele fazer uma escolha correta.