Duvida: Como configurar o hibernate para não alterar os campos que estiverem como null no banco

Ola amigos,
tenho uma tabela com um campo blob. Na tela eu recupero o blob e crio uma string base 64 para exibir a imagem, mas nessa mesma tela eu posso alterar alguns dados.
como fazer para que esse campo não seja atualizado na base nessa determinada action de acordo com as boas praticas ?

Veja c no campo que você anotou tem as opções updateble (acho que é assim mesmo). Se no @Lob não tiver, tente na opção @Column ou @Basic.

Oi amigo, desculpe a demora, mas estava sem acesso a internet.
Então acho que não fui muito claro ao explicar o meu problema
Tenho uma pagina de cadastro de livros e nessa pagina eu tenho um campo arquivo, cujo eu trato e gravo ele num blob. beleza isso eu faço direitinho, nao tenho problemas

a minha duvida é o seguinte
eu tenho tambem uma segunda pagina que mostra as informações do livro (inclusive a foto, mas esta em base64 incirporada no html) e permite alterar alguns campos da tabela somente.
nesse momento, os campos que não são exibidos na tela, ao gravar a alteração ficam como null. ai q esta a minha duvida, como eu digo pro hibernate quando ele tem que salvar campo a,b,c e d e quando ele so tem que salvar campo a e b por exemplo.

obrigado a atenção, estou engatinhando ainda no struts e hibernate e tenho muitas duvidas , talvez até simples para quem ja tem um conhecimento.

Camarada, juro que nunca tinha tido um problema semelhante e fiquei interessado na possibildiade. Fui pesquisar, achei algumas coisas. Tenta isso aqui:

//@
@Entity
@Table(name = "stock_transaction", catalog = "mkyong")
@org.hibernate.annotations.Entity(
		dynamicUpdate = true
)
public class StockTransaction implements java.io.Serializable {

//.xml
<class ... table="stock_transaction" catalog="mkyong" dynamic-update="true">
        <id name="tranId" type="java.lang.Integer">
            <column name="TRAN_ID" />
            <generator class="identity" />
        </id>

Vi no http://www.mkyong.com/hibernate/hibernate-dynamic-update-attribute-example/

Oi amigo,
eu utilizo o hibernate somente com annotations, não uso nenhum xml para configurar minhas entidades. Vou procurar como fazer isso que voce colocou abaixo somente com anotations e volto a postar.

Ontem pesquisei a noite inteira sobre como fazer isso, a principio eu consegui resolver utilizando o metodo merge do objeto hibernate.session . Não sei se está dando uma impressão errada mas a principio resolveu o meu problema