dúvida msg privada código [321060]
Ola pessoal,
Estou com uma dúvida ja construção de uma aplicação web+ desktop utilizando jax-ws cxf:
- dei uma googlada e tal e na documentação do proprio site cxf, e seguindo o tutorial para publicação de serviço usando jax-ws ele vai até o passo 2 e logo onde preciso passo 3 esta em andamento.
Então resumento o que tenho que fazer é tenho uma aplicação web, e preciso de um modulo desktop para cadastro (de cliente por exemplo, apenas isso), preciso publicar um serviço que permita eu efetuaar esse cadastro.
- O que eu já fiz?
2.1 A parte web ta legal e funcionando já, configurei o eclipse + cxf + tomcat 7 ok, fiz um how to simples e acessei o serviço na web ok, ta gerando tudo certinho, mais minha dúvida é como eu consigo consumir esse serviço do
desktop, tela swing.
- Tentei com axis2 mais pelo que li sobre jax-ws me interessou bastante alem de ser uma especificação EE, por favor, vc poderia me orientar sobre isso ?
4 Preciso do caminho das pedras, o resto eu me viro (rs).
desde já agradeço.
Pelo que eu entendí, resta somente consumir o serviço? Dê uma olhada no wsimport - com o WSDL e com ele, você consegue gerar o código para consumo do serviço, que vai funcionar em qualquer ambiente (seja desktop, web, etc.).
[]'s
vlw alexandre, dei uma pesquisada e ficou muito mais facil entender procurando por wsimport do que procurar apenas por jax-ws.
Galera pra quem estava acompanhando o post graças aos colaboradores do forum, em especial alexandre consegui entender e configurar tanto cliente mais consumidor de um serviço web utilizando desktop + tomcat + cxf.
Os passos que segui foram os seguintes.
Antes de tudo precisamos entender que o “novo” recurso jax-ws especificado, esta presente na jdk 6+ (se nao me engano), logo para utilzarmos web services utilizando este, precisamos de uma implementação da especificação jax-ws que é o cxf, é como se fosse jpa que é implementado pelo hibernate por exemplo. Depois de entender isso e como é um funcionamento web service (wsdl, uddi, xml…) segui os passos abaixo. Assim, fica muito mais fácil de entender os tutoriais.
- Li os passos 1 e 2 dos links http://angelozerr.wordpress.com/2011/08/23/jaxwscxf_step1/ http://angelozerr.wordpress.com/2011/08/24/jaxwscxf_step2/.
- Dei uma pesquisada pra entender o que é wsimport e como ele funciona. (googlada)
- Utilizei a ferramenta de web service do próprio eclipse para gerar meu cliente e comunicar com meu serviço. muito facil.
vlwww.
[quote=Alexandre Saudate]Pelo que eu entendí, resta somente consumir o serviço? Dê uma olhada no wsimport - com o WSDL e com ele, você consegue gerar o código para consumo do serviço, que vai funcionar em qualquer ambiente (seja desktop, web, etc.).
[]'s[/quote]
Se eu tiver um ambiente web funcionando e disponibilizar meu wsdl, e gerar esses arquivos, eu preciso de algo mais pra rodar ele no desktop, tipo o persistence.xml do meu projeto web ?
[quote=diegohsi][quote=Alexandre Saudate]Pelo que eu entendí, resta somente consumir o serviço? Dê uma olhada no wsimport - com o WSDL e com ele, você consegue gerar o código para consumo do serviço, que vai funcionar em qualquer ambiente (seja desktop, web, etc.).
[]'s[/quote]
Se eu tiver um ambiente web funcionando e disponibilizar meu wsdl, e gerar esses arquivos, eu preciso de algo mais pra rodar ele no desktop, tipo o persistence.xml do meu projeto web ?
[/quote]
Não, só as classes geradas pelo wsimport já são suficientes.
[]'s