Pessoal, Boa Tarde,
sou iniciante em programação e estou com uma dúvida a uns 5 meses e não sei como resolver.
como não trabalho na área, não tenho contatos e não tenho sistemas para fazer, então como fiz curso a pouco tempo me falta prática, então eu estou tentando fazer um sistema para um amigo para poder praticar e ir pegando a manha da programação, porem nao sei como faz e não sei oq pesquisar então preciso da ajuda de voces.
meu amigo hoje faz um controle no excel, das mensalidades pagas pelos clientes, quando não pagam ele imprime e sai a matricula, nome e os meses e ano que nao pagou.
ja fiz o cadastro dos clientes, funciona legal, inserir uma mensalidade paga no sistema tb consigo, porem, como eu faria para:
todo mes gerar a mensalidade nao paga automaticamente? assim oq acontece, ele tem mais de 1000 clientes e o sistema que eu fiz funciona assim: ele tem um jsp onde ele digita a matricula o mes e clica em pago ou nao pago, entao quando ele gera o relatorio faz o sql mas só busca dados de quem não pagou, porem pra isso funcionar ele tem que todo mes cadastrar dos 1000 clientes para se o cliente nao pagar o sql funcionar, como eu faria isso automatico?
ele precisa que saia um relatorio contento o seguinte:
matricula nome completo mes ano onde:
matricula dos devedores, nome completo os meses e ano que estao devendo.
para isso acontecer eu criei um campo na tabela mensalidade de nome pago.
vamos supor que ele tenha 2 clientes com matricula 1 e 2.
oq teria que fazer para ter esse relatorio? a tabela mensalidade deveria estar preenchida assim:
idmensalidade idcontato mes ano pago
1 1 janeiro 2010 nao
2 2 janeiro 2010 sim
ou seja no relatorio ira aparecer
matricula 1107, nome: leandro mes janeiro ano 2010 como nao pago
so que para aparecer isso, todo mes eu teria que cadastrar no banco o mes ano e pago sim ou nao
so que ele tem mais de 1000 clientes, entao ele teria que cadastrar mais de 1000x toodo mes e se for assim ele continua no excel!!