Dúvida controle de pagamentos

Pessoal, Boa Tarde,
sou iniciante em programação e estou com uma dúvida a uns 5 meses e não sei como resolver.

como não trabalho na área, não tenho contatos e não tenho sistemas para fazer, então como fiz curso a pouco tempo me falta prática, então eu estou tentando fazer um sistema para um amigo para poder praticar e ir pegando a manha da programação, porem nao sei como faz e não sei oq pesquisar então preciso da ajuda de voces.

meu amigo hoje faz um controle no excel, das mensalidades pagas pelos clientes, quando não pagam ele imprime e sai a matricula, nome e os meses e ano que nao pagou.
ja fiz o cadastro dos clientes, funciona legal, inserir uma mensalidade paga no sistema tb consigo, porem, como eu faria para:

todo mes gerar a mensalidade nao paga automaticamente? assim oq acontece, ele tem mais de 1000 clientes e o sistema que eu fiz funciona assim: ele tem um jsp onde ele digita a matricula o mes e clica em pago ou nao pago, entao quando ele gera o relatorio faz o sql mas só busca dados de quem não pagou, porem pra isso funcionar ele tem que todo mes cadastrar dos 1000 clientes para se o cliente nao pagar o sql funcionar, como eu faria isso automatico?

agradeço a todos desde ja

Oi mouzer ,

No final vc se atrapalhou um pouco,não entendi :roll: …Tente explicar melhor… :wink:

deixa eu tentar…

ele precisa que saia um relatorio contento o seguinte:

matricula nome completo mes ano onde:

matricula dos devedores, nome completo os meses e ano que estao devendo.

para isso acontecer eu criei um campo na tabela mensalidade de nome pago.

vamos supor que ele tenha 2 clientes com matricula 1 e 2.

oq teria que fazer para ter esse relatorio? a tabela mensalidade deveria estar preenchida assim:

idmensalidade idcontato mes ano pago
1 1 janeiro 2010 nao
2 2 janeiro 2010 sim

ou seja no relatorio ira aparecer

matricula 1107, nome: leandro mes janeiro ano 2010 como nao pago

so que para aparecer isso, todo mes eu teria que cadastrar no banco o mes ano e pago sim ou nao

so que ele tem mais de 1000 clientes, entao ele teria que cadastrar mais de 1000x toodo mes e se for assim ele continua no excel!!

e para agravar, um cliente pode pagar o ano inteiro, entao quando for gerar a mensalidade o cliente que ja pagou, nao pode aparecer como nao pago denovo, ja que ele ja pagou o mes que ira gerar a mensalidade.

Bom,vamos por parte…vc está dizendo que tem que fazer isso manualmente certo?

Se for isso,então é só fazer uma condição na data de vencimento,se for pago ok,senão acusa o atraso…Já vi uma aula do Professor Neri que ele fazia exatamente
isso,talvez vc encontre no you tube…

cara o mais facil seria, vc adiciona os pagamentos normalmente, e na hora dan consulta verifica todos que não estão na tabela de pagos, não precisa encher de registro sem necessidade

Realmente uma boa solução…
Pensando bem,depois vai dar trabalho,não vai?

sempre que houver pagamento vc coloca a data, na hora de consultar vc verifica se existe pagamento para o mes em questão caso negativo ele está devendo, não tem dificuldade nenhuma

Dificuldade não tem mas pelo que eu entendi ele quer que o sistema faça isso,justamente para o cliente não ter quer fazer…afff…que enrolera…rs…

Até mais!

voces nao estao entendendo…

cadastrar manualmente todo mes mais de 1000 cleintes?

o cliente precisa que, todo mes ele imprima um relatorio de quem ta devendo, qual mes e ano para colar no quadro de devedores

janeiro fevereiro marco abril
janeiro de 2009 fevereiro de 2010 marco 2010 abril 2010

como vcs fariam esse sistema?

e justamente isso que falei, não precisa inserir nada manualmente nem o sistema precisa de uma rotina, pensa bem, vc tem a tabela de cliente e de pagamento, toda vez que o cliente efetuar uma pagamento é feito um registro na tabela pagamento, por exemplo, outubro 2010 de pois para saber que está devendo basta fazer uma consulta trazendo todos os clientes que não tenham o registro outubro de 2010 na tabela pagamento, super simples.

mas o relatorio nao é individual, é um relatorio geral, e nao e somente de um mes, é de todas as mensalidades nao pagas, pode ter mensalidade nao paga de 10 anos atras entendeu?

por isso, deve-se ter uma data de cadastro do cliente ou de quando vai ser contado a divida para saber a partir de qual dia vai ser considerado como não pago.
ps. não precisa ser individual basta buscar todos que não tenham cadastro de pagamento