Pessoal, Boa Tarde,
sou iniciante em programação e estou com uma dúvida a uns 5 meses e não sei como resolver.
como não trabalho na área, não tenho contatos e não tenho sistemas para fazer, então como fiz curso a pouco tempo me falta prática, então eu estou tentando fazer um sistema para um amigo para poder praticar e ir pegando a manha da programação, porem nao sei como faz e não sei oq pesquisar então preciso da ajuda de voces.
meu amigo hoje faz um controle no excel, das mensalidades pagas pelos clientes, quando não pagam ele imprime e sai a matricula, nome e os meses e ano que nao pagou.
ja fiz o cadastro dos clientes, funciona legal, inserir uma mensalidade paga no sistema tb consigo, porem, como eu faria para:
todo mes gerar a mensalidade nao paga automaticamente? assim oq acontece, ele tem mais de 1000 clientes e o sistema que eu fiz funciona assim: ele tem um jsp onde ele digita a matricula o mes e clica em pago ou nao pago, entao quando ele gera o relatorio faz o sql mas só busca dados de quem não pagou, porem pra isso funcionar ele tem que todo mes cadastrar dos 1000 clientes para se o cliente nao pagar o sql funcionar, como eu faria isso automatico?
ele precisa que saia um relatorio contento o seguinte:
matricula nome completo mes ano onde:
matricula dos devedores, nome completo os meses e ano que estao devendo.
para isso acontecer eu criei um campo na tabela mensalidade de nome pago.
vamos supor que ele tenha 2 clientes com matricula 1 e 2.
oq teria que fazer para ter esse relatorio? a tabela mensalidade deveria estar preenchida assim:
idmensalidade idcontato mes ano pago
1 1 janeiro 2010 nao
2 2 janeiro 2010 sim
ou seja no relatorio ira aparecer
matricula 1107, nome: leandro mes janeiro ano 2010 como nao pago
so que para aparecer isso, todo mes eu teria que cadastrar no banco o mes ano e pago sim ou nao
so que ele tem mais de 1000 clientes, entao ele teria que cadastrar mais de 1000x toodo mes e se for assim ele continua no excel!!
e para agravar, um cliente pode pagar o ano inteiro, entao quando for gerar a mensalidade o cliente que ja pagou, nao pode aparecer como nao pago denovo, ja que ele ja pagou o mes que ira gerar a mensalidade.
Bom,vamos por parte…vc está dizendo que tem que fazer isso manualmente certo?
Se for isso,então é só fazer uma condição na data de vencimento,se for pago ok,senão acusa o atraso…Já vi uma aula do Professor Neri que ele fazia exatamente
isso,talvez vc encontre no you tube…
cara o mais facil seria, vc adiciona os pagamentos normalmente, e na hora dan consulta verifica todos que não estão na tabela de pagos, não precisa encher de registro sem necessidade
sempre que houver pagamento vc coloca a data, na hora de consultar vc verifica se existe pagamento para o mes em questão caso negativo ele está devendo, não tem dificuldade nenhuma
e justamente isso que falei, não precisa inserir nada manualmente nem o sistema precisa de uma rotina, pensa bem, vc tem a tabela de cliente e de pagamento, toda vez que o cliente efetuar uma pagamento é feito um registro na tabela pagamento, por exemplo, outubro 2010 de pois para saber que está devendo basta fazer uma consulta trazendo todos os clientes que não tenham o registro outubro de 2010 na tabela pagamento, super simples.
mas o relatorio nao é individual, é um relatorio geral, e nao e somente de um mes, é de todas as mensalidades nao pagas, pode ter mensalidade nao paga de 10 anos atras entendeu?
por isso, deve-se ter uma data de cadastro do cliente ou de quando vai ser contado a divida para saber a partir de qual dia vai ser considerado como não pago.
ps. não precisa ser individual basta buscar todos que não tenham cadastro de pagamento