dúvida convenção, qual ó certo?

16 respostas
D

Bom dia a todos, eu estou vendo java agora na facul, e meu professor disse que qnd vamos criar uma classe em java, o nome dela tem que ser no plural, mas eu discordo dele, pois eu sempre vi classes no singular, ql é o certo??

16 Respostas

nel

Nome no plural? Sinceramente, nunca ouvi falar disso, o recomendado é que se inicie por letra maíscula, mas o fato de ser no plural, nunca havia ouvido falar.

Em algumas classes, principalmente as classes “pai”, podemos dar nomes no plural, exemplo:

public class Pessoas{}

Podemos extender dela:

public class PessoaJuridica extends Pessoas{}
public class PessoaFisica extends Pessoas{}

Creio que seja isso, abraço! :slight_smile:

D

humm, mas ele disse q todas as classes são no plural, eu achei estranho pois nos exemplos dele ta tudo no singular, rss

A

http://java.sun.com/docs/codeconv/html/CodeConventions.doc8.html

Segundo eles:

Class names should be nouns, in mixed case with the first letter of each internal word capitalized. Try to keep your class names simple and descriptive. Use whole words-avoid acronyms and abbreviations (unless the abbreviation is much more widely used than the long form, such as URL or HTML).

Nomes de classes devem ser substantivos, misturando maiúsculas e minúsculas, com a primeira letra de cada palavra interna em maiúscula. Tente manter o nome de suas classes simple e descritivo. Use palavras inteiras evitando acrônimos e abreviações (há não ser que a abreviação seja mais utilizada do que a nome extenso, como URL e HTML).

H

Eu sempre usei o nome no singular, acho confuso quando vejo nome de classe no plural.

marcosvidolin

AdrianoPalm:
http://java.sun.com/docs/codeconv/html/CodeConventions.doc8.html

Segundo eles:

Class names should be nouns, in mixed case with the first letter of each internal word capitalized. Try to keep your class names simple and descriptive. Use whole words-avoid acronyms and abbreviations (unless the abbreviation is much more widely used than the long form, such as URL or HTML).

Nomes de classes devem ser substantivos, misturando maiúsculas e minúsculas, com a primeira letra de cada palavra interna em maiúscula. Tente manter o nome de suas classes simple e descritivo. Use palavras inteiras evitando acrônimos e abreviações (há não ser que a abreviação seja mais utilizada do que a nome extenso, como URL e HTML).

A documentação do Java já diz tudo! É o melhor guia.

[]'s

ViniGodoy

Só uso nome de classes no plural quando a classe representa a lista de alguma coisa. Ainda assim, é muito raro. Não sei de onde seu professor tirou isso. Não vejo nome no plural nem em outras linguagens que trabalhei, como Delphi, C# e C++.

Aliás, nem mesmo na biologia, que começou essa história de classificação taxonômica, usa-se no plural. Você fala em “Reino Animal” e não “Reino Animais”. Você diz que um cachorro é um Chiwawa, não um Chiwawas.

D

rss, pode crer!! eu achei estranho na hora q ele disse q a classe teria q defini-la no plural!

ViniGodoy

Ah sim, a dica é. Na aula desse seu professor, mantenha mesmo os nomes de classes no plural. Considere isso como uma “Convenção oficial da material dele.”

É um bom exercício. Em algumas empresas, as vezes somos obrigados a adotar convenções diferentes do que estamos acostumados, ou do que gostaríamos.

Mas não leve essa convenção para fora da sala. Aqui no fórum, mantemos sempre o mais próximo possível da convenção da Sun.

D

rss, podexa =p, vlvv pela dica

ViniGodoy

Pior que é sério. Quando entrei na Siemens, por exemplo, adotamos uma convenção diferente da do Java padrão.

Incluia usar chaves na linha de baixo, e não abrir chaves para if, for e while com uma única linha. Isso tornou o código mais legível para os programadores C.

Aliás, já viu os códigos da Lina? Na empresa dela seguiam uma convenção beeem diferente também.

D

noss bro, fica estranho, vc aprende pela convenção e as empresas adotam outro tipo de padrão, mas se ficar organizado ble, Lina? vi nada

ViniGodoy

Dá uma olhada…
http://www.guj.com.br/posts/list/130371.java#702417

tnaires

ViniGodoy:
Dá uma olhada…
http://www.guj.com.br/posts/list/130371.java#702417

Muito trash, com todo o respeito…

Em grupos como equipes de desenvolvimento ou salas de aula, considero mais importante todos seguirem uma convenção do que a convenção em si.

Nicolas_Fernandes

Opa, e ae, galerinha!

Falando em convenções…

Quais as convenções para nomes de tabelas em Banco de Dados vocês usam?

Eu, por exemplo, adoto o nome de tabelas no plural:

Create Table Alunos (
Id …
Aluno …
Mensalidade…)

ou

Create Table Animais (
Id …
Animal …
NomeCientifico …)

Digo isso pelo fato de tabelas tratarem de coleções de alguma coisa, entendem?
Por exemplo, a tabela “Alunos” trata de uma coleção destes.

O que acham desse tipo de convenção?

[]'s

fabiofalci

Essa é a convenção usada pelo rails.
Classe no singular e table no plural. Acho uma boa convenção.

D

é bem diferente a identação dela!

Criado 9 de outubro de 2009
Ultima resposta 13 de out. de 2009
Respostas 16
Participantes 9