Duvida cruel no static e variaveis globais

1 resposta
F

ae galera beleza, seguinte cada vez que estudo mais para tirar o certificado mais eu corrijo minha maneira de lidar com o java…Tipo no livro da certificação tem uma passagem que diz que usar Static e variáveis globais é ir ao contrário da OO…Quer dizer não é aconcelhavel…Beleza

Mas quando desenvolvo sistemas e pequenas aplicações Descktop, eu uso muita satatic e variáveis globais(no jsp, ou para web não uso), mas digo exemplo:

Tenho um menu(Menubar) com suas opções ceto e quando clico em uma opção abre uma tela(para cadastro consultas e etc) nesse momento uso static para deixar esse mesmo menu desabilitado para não possibilitar o usuário abrir o mesmo painel 2x, para não dar pala na aplicação;Mas façõ isso usando static

classe.menu1.setVisible(false)

quando essa janela é fechada eu volto a usar:

windowListener()

classe.menu1.setVisible(true)

E muitas outras coisas…Agora pergunto para a galera, como faria esse tipo de coisa sem usar Static para o objeto , ou variavel global?? como minha classe saberia que a outra(interface) ta com esse botão habilitado ou não???

Valeu agurado a opinião de oces!!!

1 Resposta

J

Oi

Nao ‘e que static va’ contra a POO, mas nao 'e muito bom usar nao… Nesta situacao vc pode usar instancias das classes…

Crie uma instancia da classe onde esta’ o menu na classe que e’ a janela, assim vc pode acabar com o uso do static…

public class Classe_Menu { classeJanela janela = new classeJanela(); }

Se vc tiver alguma duvida, mande outra pergunta…

T+

Criado 22 de agosto de 2003
Ultima resposta 22 de ago. de 2003
Respostas 1
Participantes 2