Pessoal,
Considerando que eu não esteja utilizando nenhuma framework ORM, é correto colocar , no caso de uma entrada de dados, as validações dos campos na minha classe DAO ? Senão for correto, onde mais eu posso colocá-las?
Obrigado
Pessoal,
Considerando que eu não esteja utilizando nenhuma framework ORM, é correto colocar , no caso de uma entrada de dados, as validações dos campos na minha classe DAO ? Senão for correto, onde mais eu posso colocá-las?
Obrigado
Olá.
O DAO seria o lugar mais improvável de se colocar a validação.
A validação de dados deve estar na camada de apresentação ou controller.
Mas você deve analisar a sua necessidade.
O que lhe impede de colocar a validação nestas outras camadas ?
Abraço.
[quote=maazevedo]
Pessoal,
Obrigado[/quote]
Nao coloque a validação no DAO, coloque no seu controller…
Olá pessoal…
Na verdade nada impede. Eu não tenho experiência com esse formato de desenvolvimento ainda. Estou lendo bastante, inclusive muitos tutoriais daqui.
Exemplo disso é que não tinha passado pela minha cabeça deixar a validação no Controller. Realmente é mais lógico…
O meu controller é um servlet e o chamo por URLs diferentes de acordo com a tarefa que eu quero que ele realize. Ex: “/cad-clientes,/lista-clientes”. Dentro da servlet eu verifico como ela foi chamada e realizo a tarefa correspondente.
Esse procedimento é legal ?