Dúvida cruel

2 respostas
vinians

Sou novo aqui no forum e iniciante em programação Java e não sei este tópico serial aqui, mais estou querendo desenvolver um sistema de gestão comercial multiplataforma e atravéz de minhas pesquisas conclui que o Java seria a melhor linguagem para esse trabalho. Mais logo de inicio esbarrei em um problema básico de não conseguir posicionar exatamente os controles (GUI) no frame. Eu sei que muitos dirão “use gerenciadores de layout” mais a tela de um programa de gestão chega a conter mais de 50 componentes e o posicionamento tem que ser exatamente onde precisamos que ele seja. Isso é possível? Eu estava usando o Netbeans como plataforma de desenvolvimento com o SWING mais aceito sugestões.

Desde já agradeço.

2 Respostas

ViniGodoy

Geralmente usamos o VisualEditor do Eclipse por aqui para nos ajudar com o GridBagLayout. O Layout fica muitíssimo próximo do que imaginamos. Imagino que você consiga resultados muito bons também com o matisse.

Agora, se você quiser e seu sistema não for multi-plataforma, você pode usar o null layout. Ele vai ajustar os componentes de acordo com o sistema de coordenadas do SO. O NullLayout tem uma série de desvantagens. Não funciona bem com multiplataforma e não ajusta os componentes automaticamente se o usuário redimensionar o frame.

Eu acho que você deve seguir a dica do pessoal. Se informa melhor sobre os layout managers e sobre como usa-los através de sua IDE. Só o fato dos componentes se ajustarem sozinhos quando a tela é redimensionada já compensa o esforço.

GiancarloBraga

Caso vá instalar o VEP(VisualEditor) no Eclipse 3.3, siga esse tutorial:
http://www.guj.com.br/posts/list/65297.java

Criado 27 de agosto de 2007
Ultima resposta 27 de ago. de 2007
Respostas 2
Participantes 3