Dúvida Cruel

Olá galera,

Sou iniciante em Java e pretendo me aprofundar na liguagem pois estou gostando bastante de desenvolver nela.
Atualmente estou desenvolvendo um pequeno projeto em jsp com tomcat e mysql, e estou percebendo que o ‘universo’ Java é bem maior do que eu imaginava.

Tenho pesquisado bastante coisa e esse fórum tem ajudado muito também.

Tenho visto muita gente falar das facilidades das APIs JSTL e Hibernate, pelo que andei lendo e as opiniões que a galera geralmente tem, é que são duas as maiS importantes e mais usadas APIs do JAVA. Quero aprender a usar ambas.

Gostaria de saber a opinião de você sobre qual delas devo estudar primeiro JSTL ou Hibernate?

E também quais os melhores livros (em português) no mercado que ensinem a usar essas duas ferramentas.

Oi brother belê?

Legal ver seu entusiamo para iniciar no Java, até parece eu na época de estágio que queria aprender tudo e ao mesmo tempo além de querer para ontém hehehe… Bom,
de você querer aprender Hibernate e JSTL é muito bom, mas tenha em mente que são propostas totalmente diferentes, ok? Hibernate é para persistência de dados (banco de dados)
e JSTL é para a camada web (expression language etc)… Até aí tudo claro na sua mente?

Aliás, desafio: Escreve para mim um método que irá somar dois valores e retornar uma variável com a resposta…

Com base na sua resposta vou poder te ajudar…

[code]public class Soma {

public static double soma(double salario, double comissao) {  
	double total = salario + comissao;
    return total;
}

public static void main(String[] args) {		
	System.out.println(soma(1000,500));
}	

}[/code]
Não sei se é bem isso que você pediu mas tá ai.