Dúvida Cruel

Olá galera,

Sou iniciante em Java e pretendo me aprofundar na liguagem pois estou gostando bastante de desenvolver nela.
Atualmente estou desenvolvendo um pequeno projeto em jsp com tomcat e mysql, e estou percebendo que o ‘universo’ Java é bem maior do que eu imaginava.

Tenho pesquisado bastante coisa e esse fórum tem ajudado muito também.

Tenho visto muita gente falar das facilidades das APIs JSTL e Hibernate, pelo que andei lendo e as opiniões que a galera geralmente tem, é que são duas as maiS importantes e mais usadas APIs do JAVA. Quero aprender a usar ambas.

Gostaria de saber a opinião de você sobre qual delas devo estudar primeiro JSTL ou Hibernate?

E também quais os melhores livros (em português) no mercado que ensinem a usar essas duas ferramentas.

Oi brother belê?

Legal ver seu entusiamo para iniciar no Java, até parece eu na época de estágio que queria aprender tudo e ao mesmo tempo além de querer para ontém hehehe… Bom,
de você querer aprender Hibernate e JSTL é muito bom, mas tenha em mente que são propostas totalmente diferentes, ok? Hibernate é para persistência de dados (banco de dados)
e JSTL é para a camada web (expression language etc)… Até aí tudo claro na sua mente?

Aliás, desafio: Escreve para mim um método que irá somar dois valores e retornar uma variável com a resposta…

Com base na sua resposta vou poder te ajudar…

[code]public class Soma {

public static double soma(double salario, double comissao) {  
	double total = salario + comissao;
    return total;
}

public static void main(String[] args) {		
	System.out.println(soma(1000,500));
}	

}[/code]
Não sei se é bem isso que você pediu mas tá ai.

Quanto as ferramentas Hibernate e JSTL eu já sei qual a finalidade de ambas e que não tem nada haver uma com a outra, fica tranquilo, como falei estou trabalhando com JSP usando scriplet, e achei bem tranquilo desenvolver dessa forma, mas parece que com JSTL podemos trabalhar com códigos mais “amigaveis”. Quanto ao Hibernate, não acho muito legal trabalhar com sql dentro do Java, mesmo que seja apenas dentro do DAO e pelo que já andei pesquisando o Hibernate oferece uma boa solução para isso.

Legal… Parabéns… Desculpa a demora é que eu estava resolvendo umas pipinos…

Então, falando sobre Hibernate: Recomendo você aprender JPA 2 é que a especificação, isto é, JPA com Hibernate, o Hibernate seria a ferramenta ORM que implementa
o JPA, há hoje no mercado muitas empresas que usam Hibernate puro sem seguir o JPA, mas recomendo pela ordem você ver JPA com Hibernate e depois o Hibernate puro,
a menos que já esteja trabalhando com o Hibernate puro…

http://www.k19.com.br/downloads/apostilas-java/k19-k12-desenvolvimento-web-com-jsf2-e-jpa2 Procure as páginas que falam sobre JPA com Hibernate

Quanto ao JSTL, como você disse que usa Scriptlet recomendo dar uma rápida lembrado nos conceitos do pattern MVC e depois procurar conhecer as Tags do JSTL:

http://www.roseindia.net/jstl/jstl-overview.shtml
http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/daca/html/jstl/jstl.htm

Caro aprendiz,
você está seguindo o caminho certo e sucesso nos estudos.

BOM DIA PESSOAL, SOU SERVIDOR PUBLICO, SOU FORMADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ESTOU QUERENDO INICIAR
UMA CARREIRA EM JAVA, SEI QUE ESTE FORUM (GUJ) É MUITO BOM NO ASSUNTO, GOSTARIA DE SABER DOS SENHORES USUARIOS QUE JA TEM MAIS EXPERIÊNCIA EM JAVA, QUAIS AS PERSPECTIVAS DO MERCADO, MESMO PARA QUEM QUER COMEÇAR COMO EU, QUERO FAZER UM CURSO ESPECIFICO EM JAVA, PARA MESMO SEM EXPERIÊNCIA ENTRAR NO MERCADO, QUAIS AS MINHAS CHANCES DE SUCESSO?

OBRIGADO Á TODOS!!!

[quote=andredecotia]Oi brother belê?

Legal ver seu entusiamo para iniciar no Java, até parece eu na época de estágio que queria aprender tudo e ao mesmo tempo além de querer para ontém hehehe… Bom,
de você querer aprender Hibernate e JSTL é muito bom, mas tenha em mente que são propostas totalmente diferentes, ok? Hibernate é para persistência de dados (banco de dados)
e JSTL é para a camada web (expression language etc)… Até aí tudo claro na sua mente?

Aliás, desafio: Escreve para mim um método que irá somar dois valores e retornar uma variável com a resposta…

Com base na sua resposta vou poder te ajudar… [/quote]

Qual sua idade?

EU TENHO 28 ANOS, ESTOU HÁ 8 ANOS NO SERVIÇO PUBLICO, MAS, NÃO TEM VALORIZAÇÃO PROSSIONAL NO ESTADO, ESTOU QUERENDO MUDAR.

AGRADEÇO ALGUNS CONSELHOS, PARA QUE POSSA DE ALGUMA FORMA ABRIR MINHA MENTE.
OBRIGADO!!!

Eu fiz o curso na Caelum aqui no Rio de Janeiro, fiz a formação JAVA, com os módulos FJ11 - java SE, FJ21 - java EE e FJ16 - projeto em java SE.

Gostei bastante do curso, mas Java é uma área muito grande, por isso agora quero aprimorar meus conhecimentos em Java, na própria Caelum tem alguns cursos mais avançados, a empresa onde trabalho vai pagar pra mim daqui a um tempo, mas enquanto isso vou estudando mais por conta própria.

Quanto ao mercado em si, acho que existem muitas oportunidades.

[quote=stevan]
EU TENHO 28 ANOS, ESTOU HÁ 8 ANOS NO SERVIÇO PUBLICO, MAS, NÃO TEM VALORIZAÇÃO PROSSIONAL NO ESTADO, ESTOU QUERENDO MUDAR.

AGRADEÇO ALGUNS CONSELHOS, PARA QUE POSSA DE ALGUMA FORMA ABRIR MINHA MENTE.
OBRIGADO!!![/quote]

Puxa você é novão, vai se desenvolver rapidinho! E confesso que o salário é atraente viu… Lá vai a dica, comece pelo material “FJ-11” da Caelum é um e-book que contém o mesmo conteúdo se você fizesse o curso na escola. Assim que terminá-lo vá para o “Use a Cabeça! Java” que irá complementar o conhecimento do núcleo/parte principal do Java e sobretudo, como está seu inglês brother?

Você está començando do zero em desenvolvimento de aplicação, quero dizer, você já chegou a trabalhar pelo menos por ex: qual HTML ou algo do tipo?

BAIXEI E COMECEI A ESTUDAR ESTA APOSTILA FJ-11, E ESTOU COMPLEMENTANDO COM OUTROS LIVROS.

MEU INGLÊS É BASICO DO BASICO.

OBRIGADO PELAS ORIENTAÇÕES.

CARA, NUNCA TRABALHEI COM NADA NA AREA DE PROGRAMAÇÃO, TUDO QUE FIZ, FOI NA FACULDADE ATRAVÉS DOS TRABALHOS,
NA FACUL FIZ UMA BOA PRATICA DE C++.

MAS DEPOIS DE MAIS DE 1 ANO SEM MEXER COM NADA, ACABA ESQUECENDO MUITA COISA.

OBRIGADO!!!

Um conselho:

Se eu fosse começar hoje na área, eu ficaria só no FJ-11 primeiro, cuidado para não perder foco, digo, isso acontecia comigo, começa no Java básico
e me deparava lendo EJB ou Spring… Sei que isso traduziria para muitos como ansia de querer aprender mas para outras isso resulta em
frustração de não conseguir atingir objetivos.

Sucesso!
André AS

[quote=andredecotia]Um conselho:

Se eu fosse começar hoje na área, eu ficaria só no FJ-11 primeiro, cuidado para não perder foco, digo, isso acontecia comigo, começa no Java básico
e me deparava lendo EJB ou Spring… Sei que isso traduziria para muitos como ansia de querer aprender mas para outras isso resulta em
frustração de não conseguir atingir objetivos.

Sucesso!
André AS[/quote] Heuheueheueheuehueehu tem vários tópicos pelo fórum que retratam esse tipo de conversa e posso te garantir que faço minhas as palavras do André…

Eu só aprendi conceitos mais avançados quando aprendi o básico da Linguagem… Resumindo estude pra Certificação… Não para tirá-la ou como se fosse somente pra passar na Prova, mas a cada conceito, procure aprender o que está sendo ensinado… Depois, fazer a prova ou não, é uma escolha sua…

Abs []