se eu fosse voltar no tempo e fazer faculdade de Engenharia de Sistemas, poderia ser comparado a desenvolvimento UML e modelagens ou esse tipo de curso envolve outras coisas que não são relacionados ao software?
pq existe Engenharia de sistemas e Engenharia de software né. fico na dúvida. se fosse eu trabalhar como engenheiro ou arquiteto de software, seria bom fazer Engenharia de sistemas?
Tudo isso depende. Meu primeiro prof de Java era engenheiro Naval! Mas tb já vi psicologo modelando software melhor que eu (tecnologo). Invista naquilo que vc acredita que será melhor para vc! Gosta de software então acho interessante ir logo para eng. de software.
Depende. O nome do curso, IMHO, nao diz muita coisa. Verifique a grade do curso e colha o maior numero possivel de opinioes a respeito do mesmo. Possibilidades: professores, coordenacao, alunos, profissionais formados no curso recentemente, mercado, etc. Exagero? Talvez…
Com relacao aos conteudos, eh importante ter consciencia que nao eh obrigacao da faculdade enfiar o conhecimento na cabeca do aluno e que ninguem aprende a programar/modelar/projetar apenas durante as aulas. Alem disso nao fique alienado ao conteudo do curso que voce fez/quer fazer. Conteudos como UML podem ser estudados por fora e exercitados no trabalho, nao precisa esperar a boa vontade da sua faculdade.
Se vc sente alguma deficiencia em determinada área, eu aconselho a comprar um bom livro relacionadoa o tema e praticar bastante.
A pratica é fundamental para fixar os conceitos e adaptá-los ao seu modo de pensar, ja que só assim voce conseguira usufruir totalmente do conteúdo desejado.
Talvez algum projeto OpenSource desenvolvido com os amigos de pra voce aplicar bem as metodologias estudadas.