Fui contratado para aprender em uma empresa de TI com 16 anos de idade , estou aprendendo muita coisa aqui (estou aqui agora u.u), enfim, estou em duvida ainda se mesmo trabalhando na área por contratação CLT, é importante que eu faça uma faculdade presencial , ou seria de mesmo peso fazer uma a distancia , mais pelo custo também !!! , enfim experiencia pesa mais no currículo do que uma faculdade certo ? , por favor me falem as opiniões de voces?
Sinceramente você tem sorte de ter sido contratado CLT sem ter graduação, na região em que estou trabalhando vagas para qualquer empresa requer no mínimo como requisito básico uma graduação na área, depois disso experiência!
Mas isso muda de região para região e de empresa para empresa.
Não desmereço o estudo a distância, a mas tenho preferência pelo presencial, devido a poder interagir durante as aulas com os colegas de sala e também com o professor, levantar questionamentos e poder ter as respostas no mesmo momento, ver diferentes pontos de vista para uma mesma questão, e afins, o que faz com que aprendamos cada vez mais.
Para complementar o estudo presencial, aí sim eu utilizo de vídeo aulas, desenvolvo pequenos projetos, vejo tutoriais e afins, sempre buscando adquirir mais conhecimento.
Experiência é muito bom te mantem no emprego.
Faculdade abre as portas
Acredito que a união faz a força, se está na área e está ganhando experiências, porque, não ratificar em uma faculdade “Presencial”!
Apesar que a Faculdade é mesmo currículo acadêmico, aprender mesmo é com as experiencias!
@IgorPancheski ainda hoje temos empresas que pedem um diploma. Nem sempre pra te contratar, mas às vezes para te promover.
Eu posso dizer que comecei a trabalhar como programador durante a faculdade. Nunca tive problemas por não ter diploma, mas alguns amigos comentaram que alguns recrutadores disseram que sem o diploma eles nunca seriam contratados. Enfim, no final das contas é como o @Jonathan_Medeiros disse, varia de empresa para empresa.
Sobre a forma da graduação, ainda não vi comentários que digam que a nível de recrutamento isso faça diferença. Eu tendo a preferir a modalidade à distância pela praticidade e por te poupar tempo de viagem (em algumas cidades isso faz muita diferença), mas depende muito da sua adaptação pois você precisa ter disciplina pra fazer as atividades e assistir às aulas.
Obrigado por todas opniões se tudo der certo financeiramente pretendo fazer presencial , mas depende de como vai ser , so queria ter uma base se seria de uma diferença gritante , embora eu ja esteja na área
Se você tem interesse, tipo uma graduação presencial é a melhor coisa… Agora se optar por tempo… faculdade de 2 anos e meio… ótima opção.
E também pelo lado de $$ vale a pena…
Faculdade presencial é melhor que a distância, porém as faculdades as distancias estão cada vez melhores, tanto pela maturidade, quanto pelas tecnologias que também avançam. Caso não tenha tempo, nem dinheiro para pagar uma faculdade presencial, faça uma a distância, é melhor do que não fazer nada!
O importante, caso faça uma faculdade a distância, é complementar o aprendizado com cursos externos, certificados e depois fazer uma pós, MBA ou mestrado para “selar” o buraco.
Existe uma premissa básica (em geral): quanto mais qualificado você for, melhor serão as oportunidades para você. E como dizem, “conhecimento não ocupa espaço”. A cada dia se pede maior qualificação e uma boa graduação pode ter um papel fundamental nisso. Estudar a teoria também é importante para ter e ou melhorar a prática.
De forma resumida, sim, eu aconselho você à procurar por uma boa graduação. À distância? Particularmente, eu considero a presencial melhor e tenho um “pé atrás” por EAD. Enfim, isso é mais particular, mas aconselho a buscar uma graduação tão logo seja possível.
Valeu pela opnião de Todos Abraço
Vou tentar fazer presencial Valeu Galera , mais ainda tenho um tempo tambem estou no Ensino Médio !
Aproveite o tempo então para fazer cursos técnicos. Eles são excelentes para te dar uma base para a faculdade e ja te preparar melhor para o mercado de trabalho.
PS: Quem me dera eu ter entrado no mercado de trabalho, na area de desenvolvimento aos 16 anos! Eu nessa idade só queria saber de jogar CS, haha. Então aproveite essa sua mentalidade e oportunidade e já vai se destacando ao máximo dos demais. Aproveite bem também seu ensino médio, para conseguir entrar numa boa universidade. E se possível também, entrar numa escola de inglês.