Olá, estou desenvolvendo uma aplicacão aqui em casa com o objetivo de estudo, gostaria de saber se posso utilizar o padrão de projeto dao com o jdbc ou tenho que utilizar obrigatóriamente o hibernate?
Um abraco, tudo de bom 
Dúvida DAO com jdbc
7 Respostas
Eu utilizo tranquilamente esse padrão com o jdbc.
O padrão DAO é utilizado para isolar a camada de persistencia, independente se vc vai utilizar framework objeto relacional ou jdbc puro.
[]'s
Pode usar tranquilamente. Só aconselho a dar uma olhada em como gerenciar a connection dentro do DAO…
Cará,
Você pode utilizar alem do MVC outros padrões de projeto como:
factory method, singleton entre outros.
segue em anexo um exemplo que fiz utilizano o padrão singleton.
Ola,
Como thiagocg disse, a função do padrão DAO é isolar o objeto de persistência das outras camadas. por exemplo o MVC trabalha bem isso. O controlador faz a manipulação das camadas de visão em relação as camadas de negocio. é interessante também quando for criar a tua classe DAO, ela implementar uma interface que contenha as operação, (insert, remove, atualiza, consulta) e toda a classe que fará essas operações implemente essa interface.
Em relação ao Singleton é um padrão de projeto que tem por objetivo, criar somente uma instancia de um objeto. por ex. a Conexao com o banco de dados. não é interessante manter varios objetos fazendo a mesma coisa.
Qualquer duvida estou posta ae 
O que um padrão de projeto(DAO) tem haver com frameworks como hibernate for example?
Não sabe procurar no google não? Meu pai esta fazendo curso de windows xp se vc quiser ele pode te ensinar.
Como pode ser verdade uma pora dessa!
:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
ASS: A VOZ DO INFERNO!