Duvida de acesso ao banco de dados Access

Boa tarde a todos,

Gostaria de tirar algumas duvidas aqui com a galera, eu preciso pegar de um banco de dados access sem nome especifico alguns dados de algumas tabelas e passar esses dados para outro banco de dados também access para as mesmas tabelas, porém estou com duvida se posso deixar esses dados em memoria mesmo, por exemplo faço um select no banco x e do um insert no banco y, ou se isso irá pesar duvida boba mas performace é necessário ne?

e outro o access precisa de driver jdbc?

o access precisa de driver?

Depende. Você está usando o Windows? Pode usar o jdbc:odbc bridge (que já vem com a versão Windows do JDK). Você está usando qualquer outro sistema operacional? Aí precisa de driver, e ainda por cima pago (os gratuitos não parecem funcionar direito).

hmm intendi, acho que entao por se tratar de um programinha simples acho que vou utilizar o do windows msm ja que so vai rodar em windows acho que nem vou fazer pool de conexão ou sera que é viavél? ta caminhando assim

private static Connection getConnection() throws Exception { String driver = "sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver"; String url = "jdbc:odbc:northwind"; String username = ""; String password = ""; Class.forName(driver); return DriverManager.getConnection(url, username, password); }