Dúvida de arquitetura - Struts 2 + Hibernate 3

7 respostas
ffontouras

Caros, estou portanto/reescrevendo meu sistema que hoje é construído em PHP para JavaEE (Struts 2 + Hibernate). E estou maravilhado com as novas possibilidades!

Sou novo na programação Java para WEB, porem me viro em OO :slight_smile:

Minha dúvida é como abstrair mais a camada de persistência no qual eu utilizo o Hibernate 3.

Na action Struts tenho o seguinte código funcionando (com um DAO pobrinhu! :)):

public class UsuariosAction extends AbstractNucleoAction {
	private static final long serialVersionUID = 1L;

private Usuario usuario;
	private List<Usuario> usuarios;

public String listar() {
		Session session = HibernateUtil.getSessionFactory().openSession();

UsuarioDAO usuarioDAO = new UsuarioDAO(session);
		usuarios = usuarioDAO.list();

session.close();

return SUCCESS;
	}

//...outros actions
}

Apesar de isto já estar funcionando algumas coisas me incomodam:

1 - Separação entre camadas action e persistência são fracas
2 - Necessidade de abrir sessions hibernate na camanda de ação (action). Isso me lembra mysql_connection do PHP :twisted: dentro do próprio PHP!!! Aff

Já vi uns tutoriais até do próprio Urubatan e o clássico do Apache Struts 2 - Struts 2 + Spring 2 + JPA + Ajax (http://struts.apache.org/2.1.8.1/docs/struts-2-spring-2-jpa-ajax.html)

Apesar de seguir o tutorial não consegui fazer funcionar o Spring 2, por questões de libs (já estou me vidando com o Maven2) :slight_smile:

Mas o que senti é que com o Spring gerenciando as transações e injetando dependências (classes services) os arquivos de configuração se multiplicaram e eu me perdi! :roll:
Apesar de se atrapalhar um pouco achei a implementação e principalmente a abstração.

Na minha visão:

Ponto positivo: Consegui a “separação” entre a camada de actions e persistência.