Dúvida de Compilação!

Amigos, eu gostaria de saber como faço para criar meu arquivo java no bloco de notas e compilá-lo pelo DOS.

Agradeço sua ajuda!

T +… :?:

Talvez não compile apenas com isso, talvez vc tenha que mudar o path e classpath.

PATH=“caminho do java\bin”;%PATH%
CLASSPATH=.

blz galea,
vo testar aqui agora.
T+…
Brigadu…

Não consegui.
Alguém sabe detalhar melhor?
Valeu…

Eu tava lendo um tópico de set path, classpath. e não entendi muita coisa.

Se puderem explicar na prática o porque do set e do class e mostrarem exemplos eu agradeceria.

Brigadão pessoal.

bom dia mano, blz?

bom colocando em ordem… :lol:

to bricando, mas agora quanto ao que tu quer fazer…

:arrow: tu jah configurou as variáveis de ambiente do java :?:
:arrow: se já, vc jah testou na tela de comando do DOS, se o comando javac é reconhecido e não aparece algo do gereno, comando invalido ou algo assim :?:

bom se isso estiver funcionando direitin vc pode fazer algo pra facilitar
essa parte inicial da vida no mundo java

como como q eu faço:

:arrow: crio uma pasta no meu PC onde vou codificar o meu programa em java( isso quando não to usando IDE, codificando em WIN )

:arrow: bom como as variáveis de ambiente no meu PC tão tudo configuradas eu uso o super VISUAL NOTEPAD ( hauhauhauahuh ) codifico o meu codigo em java, quando vou salvar seleciono o modo “todos documentos” (.) e salvo no seguinte formato no nome do arquivo ex.:arrow: classeJava.java

:arrow: agora pra compilar eu crio um bat, tambem uso o NOTEPAD pra criar soh quando vou salvar eu salvo como .bat

javac *.java

pause

:arrow: *.java é pra compilar todas as classes que tem dentro da pasta :grin:
:arrow: pause pra não sair direto da tela do DOS, pra caso aconteça algum erro em algum codigo poder ver qual foi :wink:

agora um outro bat que é o que vai executar a minha classe que te o método main nela

:arrow: tb usando o NOTEPAD vc digita lah, ex.:

java classePrincial

e salva o arquivo como ex.: exe.bat

espero q isso ajude em algo mano, qq coisa soh mandar a duvida :wink:

[]'s

[quote=“thiago_felipe”]Eu tava lendo um tópico de set path, classpath. e não entendi muita coisa.

Se puderem explicar na prática o porque do set e do class e mostrarem exemplos eu agradeceria.

Brigadão pessoal.[/quote]

PATH é uma variável de ambiente do Sistema Operacional. Ela pode indicar um ou mais diretórios. Os arquivos desses diretórios indicados podem ser acessados diretamente do console de qualquer outro diretório.

Por exemplo, o programa javac. Ele compila arquivos .java. Esse programa fica na pasta C:\Diretorio do Java\bin.

O valor do path deve ser: “C:\Diretorio do Java\bin”. Para que?
para que fora desse diretório no console vc consiga acessar o programa javac e outros programas que ficam no diretório bin.

CLASSPATH é uma variável de ambiente que o java usa para localizar classes. Por exemplo, vc tem uma classe na pasta [b]C:\Aplicação 1[/b]
dai vc esta escrevendo outra classe na pasta [b]C:\Aplicação 2[/b]
Daí vc quer usar aquela classe da pasta [b]C:\Aplicação 1[/b]

Solução 1: copiar o .class da pasta [b]C:\Aplicação 1[/b] para a pasta [b]C:\Aplicação 2[/b]

Problema dessa solução: ocupa espaço desnessessário e dificulta manutenção da aplicação

Solução Inteligente: fazer o java encontrar a classe da [b]C:\Aplicação 1[/b] quando estou usando a [b]C:\Aplicação 2[/b]

Como: Inclua do valor da variavel de ambiente CLASSPATH o valor “;C:\Aplicação 1;”

melhor explicado, impossível :wink:

Ficou bem explicado sua resposta!
Valeu…
Agora que ja sei path essa barrinha minha tem q aumentar!
uahuahu

Abração…

Cara, seguinte, QUANDO VC CRIAR SEU APLICATIVO, SALVANDO ELE COM O NOME DA CLASSE.JAVA

EX: (no notepad do windows)

//AJUDAR AMIGOS DO PJ
//SOFT DE AJUDA

public class Ajuda {
public static void main( String args [] )
{
System.out.print( “Ajudando amigos!”);
}
}

pronto, nesse caso, seu soft deverá ser salvo como Ajuda.java
quando vc for no dos, usa o comando javac Ajuda.java
esse comando gera um arquivo chamado Ajuda.class
que significa dizer que quando vc der o comando java Ajuda, ele vai executar o seu soft!

seguinte, procure instalar o sdk direitinho, principalmente o seu PATH, por que se não ele num roda direito! bz, espero ter facilitado a sua vida!
valeu mano, qualquer coisa é a mesma coisa!


My name Jowblack or Zabula, e aê, vai ter o q?
:wink: (:

Vc precisa mesmo usar o dos?
IDE’s ajudam bastante…

tc, eu sempre compilo os meus códigos finais pelo bom e velho javac

e tb vc não pode ficar preso a um IDE

se fosse assim, poderiamos não aprender usar os layouts gráficos do java, simplesmente use o netBeans com null layout…

parabens, vc voltou a era do vb e do delphi :razz:

Eu comecei essa discussão por causa de uma garota que me disse que havia como compilar pelo dos. Ela disse que o pc dela não rodava ides por serem pesados , então eu propus a ajudar dizendo q consultario o pessoal daki.

Mas acabei gostando dessa forma de compilação.

Zabula, gostei da sua explicação, foi bem mais simples que as outras.
Porém eu queria saber como faço para somente digitar javac nomedo.java
para criar meu .class, pois tive que digitar todo o imenso caminho até a pasta bin pra achar javac.
Antes disso tinha dado este erro:
javac não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

Ah, não estou conseguindo usar o comando java!
Olhe o erro que tá dando:
exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: c:\Ajuda/class

Eu digitei o seguinte comando para executar o arquivo Ajuda:

C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0\bin\java c:\Ajuda.class

Onde está o meu erro?

Valeu cara.

Abração.
Thiago F.
:razz:

Ae galera.
Tentei tanto que consegui!

UFA… Java no Dos 8 x Eu 0

huauahu

Valeu pessoal.
Ah , mas mantenho minha pergunta:

tem como eu configurar o path pra somente digitar javac ao inves de digitar c:\arquivos de programas\java\sdk1.5.0\bin\javac?

Abração galera

Thiago F…

Não voltei a era Vb/Delphi…
Só uso textpad…

JAVA_HOME=<diretorio de instalação do java>
PATH=%PATH%;%JAVA_HOME%\bin;
CLASSPATH=%JAVA_HOME%\lib;.;%JAVA_HOME%\lib\tools.jar;

Como Configurar o Java em Seu computador:

Windows 9x:
Vá até o autoexec.bat(c:autoexec.bat) edite o arquivo e inclua as seguintes linhas:

JAVA_HOME=“Caminho de onde instalou o J2SDK” ex:(c:J2SDK)
CLASSPATH="" (deixe vazio mesmo)

Windows 2000/XP
Vá até o “Meu Computador” clique com o botão direito e escolha a opção “Propriedades” então vá na aba “Avançado” e bem embaixo da tela tem um botão chamdo “Variáveis de Ambiente”, clique nele então irá aparecer duas grids uma para “Variáveis de Usuário” e outra para “Variáveis do Sistema”, se vc setar as variáveis dentro das de usuários, somente funcionarão para seu usuario no computador, e as do sistema funcionarão para todos. Bom, agora clique em “Nova” e no:

  • “Nome da Variável” = digite: JAVA_HOME
  • “Valor da variável” = digite o caminho onde está instalado o J2SDK.
    depois crie outra variável e então:
  • “Nome da Variável” = digite: CLASSPATH
  • “Valor da Variável” = (não digite nada)

Caso apenas com isso não funcione tente também editar a variável PATH ja existente nas variáveis de sistema inserindo

  • C:/j2sdk/bin - (o caminho pra pasta bin que está dentro do diretório onde foi instalaso o sdk)

Vamu relaxar pessoal!

Deixem de brigar e amem Java!

huahuahu

flws…

isso ae

não tem ninguem brigando aki…
:briga: :tapas:

adorei a gif!
:twisted:

Cara, essa gif animada tá show microfilo!!! pense!!!