Duvida de estudo para certificação OCJP 5

Boa tarde pessoal,
estava lendo sobre qual livro comprar para tirar a certificação OCJP 5 e vi que muitos falavam do livro SCJP 5 Kathy Sierra.
A minha duvida seria a seguinte: Se eu comprar o livro SCPJ 6 consigo fazer a certificação OCJP 5 ?
Assim depois de obter a OCJP 5 tentaria a OCJP 6 !

Agradeço desde já!

Com a versão do java (JDK e JRE) atualmente na versão 7, sugiro, muito, que faça a OCJP 6 mesmo.
Por que ir atrás de uma certificação quase obsoleta?

Ah, sim, consegue.
Na versão 6 da prova, apenas foram inseridos alguns outros features, que não estavam sendo abordados na OCJP 5.

Sempre faça a ultima versão da certificação!

Desencana da 5, faça a última!

Caro amigo,

Obrigado pela sua resposta, tenho uma dúvida sobre a certificação OCJP 6.
Essa certificação seria feita só na língua estrangeira ou poderia ser feito tambem em português?

Os idiomas disponíveis hoje são:

Chinese Traditional;
English;
German;
Korean;
Spanish-Modern;
Japanese;

A questão é se eu não me engano na versão 6 não tem em português , não sei é o seu caso, se não tiver problemas com a lingua inglesa aconselho sempre a fazer a última versão como dito por outros aqui

O livro SCJP 6 Kathy Sierra seria uma boa indicação para os estudos caso eu venha a fazer a OCJP 6?

Obrigado desde já pelas respostas!

É sim, ele é excelente.

[quote=andrewcorreia]O livro SCJP 6 Kathy Sierra seria uma boa indicação para os estudos caso eu venha a fazer a OCJP 6?

Obrigado desde já pelas respostas![/quote]
Com certeza, mas, se o idioma não for um entrave, prefira a versão em inglês, ela é ligeiramente superior à traduzida.

Vá para a 6.

A OCJP 7 necessita da OCJA 7.

[quote=jakefrog]Vá para a 6.

A OCJP 7 necessita da OCJA 7.[/quote]

Não entendi para obter a OCJP 7 agora é preciso da da OCJA 7? É isso mesmo?

[quote=Gianetti][quote=jakefrog]Vá para a 6.

A OCJP 7 necessita da OCJA 7.[/quote]

Não entendi para obter a OCJP 7 agora é preciso da da OCJA 7? É isso mesmo?[/quote]
Sim. [=

Bem vindo a Era Oracle. $.$

[quote=jakefrog][quote=Gianetti][quote=jakefrog]Vá para a 6.

A OCJP 7 necessita da OCJA 7.[/quote]

Não entendi para obter a OCJP 7 agora é preciso da da OCJA 7? É isso mesmo?[/quote]
Sim. [=

Bem vindo a Era Oracle. $.$[/quote]

Só mais uma dúvida elas são betas ainda?

OCJA: Oracle Certified Professional, Java SE 7 Programmer I
OCJP: Oracle Certified Professional, Java SE 7 Programmer II

Uma grande mudança é que agora a OCJA 7 é obrigatória, pré-requisito para OCJP 7. Mas pelas mudanças que ocorreram no conteúdo dela faz sentido ser obrigatória sim. O conteúdo da OCJA foi totalmente reformulado, não possui os mesmos objetivos da antiga OCJA onde era cobrado basicamente uma visão geral sobre a plataforma Java, fundamentos, modelagem UML e orientação a objetos. Estes são os novos tópicos do exame da OCJA que abrangem conteúdos que antes eram cobrados na OCJP 5 e 6:

  • Java Basics
  • Working With Java Data Types
  • Create and manipulate strings
  • Creating and Using Arrays
  • Using Loop Constructs
  • Working with Methods and Encapsulation
  • Working with Inheritance
  • Handling Exceptions

O preço destas certificações beta é de R$ 109, na época da SUN as betas geralmente eram de graça?

Os tópicos do exame da OCJP 7 ainda não foram apresentados, mas com certeza irão mudar já que parte de seu conteúdo foi para a OCJA. Outro detalhe, quem já possui a OCJP 5 ou 6 por exemplo, não precisa fazer a OCJA não, seu certificado continua totalmente válido. Várias mudanças vem ocorrendo desde que a Oracle comprou a SUN, mas por enquanto pra mim, nada de anormal e nada de ?maléfico? (rs). A Oracle quer ganhar dinheiro sim, assim como nós. =)

fonte: http://www.devsexperts.com/2011/10/04/certificacoes-java-7-beta/